Roubos na agricultura põem GNR de sobreaviso no Algarve

Roubos na agricultura põem GNR de sobreaviso no Algarve

Só nos últimos 15 dias a Guarda Nacional Republicana deteve oito pessoas que, no total, tinham em seu poder mais de 1.300 quilos de alfarroba.

Nesta altura do ano, verificam-se com frequência roubos nos pomares de alfarroba, mas na época da cultura do abacate, um fruto bastante valioso, é esta produção que é “subtraída” dos campos.

O diretor regional de agricultura do Algarve sublinha que se assiste desde há algum tempo a roubos de grupos organizados e que já não é o “roubo ocasional, de saquinho de supermercado”. Pedro Valadas Monteiro afirma que esses roubos estão a ser substituídos por práticas mais elaboradas, em que vários indivíduos deslocam-se para um pomar para tirar o que conseguirem. ” Temos algumas situações em que no espaço de meia hora colhem 2.500 euros, três mil euros de produção”.

Na ação a que denominou “Campo Seguro”, e que está a fazer a fiscalização em todo o país, só esta semana, na zona de Albufeira e Silves, a GNR deteve cinco pessoas. Num caso um homem já tinha em sua posse mais de 200 quilos de alfarroba, no outro dois homens e duas mulheres tinham apanhado das árvores mais de 480 quilos.

Há cerca de duas semanas, outros indivíduos foram apanhados com mais de 500 quilos também de alfarroba.” A GNR de Albufeira conseguiu deter esses três indivíduos em flagrante”, lembra o capitão da GNR Humberto Galego. Só no Algarve, a Guarda Nacional Republicana já tem “31 pessoas identificadas e detidas por furto de alfarroba”.

O diretor regional de agricultura explica que a cotação da alfarroba este ano está mais alta, daí estes furtos começarem a ser frequentes. E se o produtor de abacate já está mais organizado e consegue vigiar melhor os seus campos, o de alfarroba tem outro perfil.” São propriedades mais pequenas, muitas vezes isoladas, em que os proprietários são quase sempre idosos”, explica Pedro Monteiro.

O artigo foi publicado originalmente em TSF.

Comente este artigo
Anterior Syngenta apresenta inovação e sustentabilidade na cultura do milho em pivot demonstrativo na Agroglobal
Próximo Oferta de estágio - Enólogo - Ponte de Lima

Artigos relacionados

Nacional

Conversa Capital com Eduardo Oliveira e Sousa

[Fonte: RTP notícias]
Estratégia
O novo presidente da CAP pede que a agricultura seja considerada como um setor estratégico para o pais. […]

Dossiers

Incêndios: Contacto de cabo elétrico com eucalipto causou fogo de Monchique em 2018 – MP

O embate de cabos de média tensão com eucaliptos está na base da acusação contra a EDP e um trabalhador pelo crime de incêndio florestal por negligência no fogo registado em Monchique, em […]

Nacional

Meios de combate aos incêndios reforçados com dispositivo na máxima capacidade

s meios de combate aos incêndios florestais voltam hoje a ser reforçados, passando o dispositivo a estar na sua capacidade máxima, sendo o grande […]