O Roteiro PINUS 2025 está prestes a começar!
O Centro PINUS e o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo lançam o “Roteiro PINUS 2025”, uma iniciativa de comunicação que irá percorrer todo o país, de junho a outubro, com mais de 10 iniciativas de informação e capacitação. Estas ações são uma co-promoção com as federações Baladi, Fenafloresta, Forestis, FNAPF e UNAC e várias OPF’s.
Dirigidas a técnicos com funções de gestão de pinhal e proprietários de pinhal-bravo, este roteiro inclui sobretudo visitas de campo, ações de capacitação e também jornadas técnicas.
As iniciativas do Roteiro PINUS 2025 abrangem uma diversidade de temas atuais e estratégicos que foram propostos pelos atores que estão no terreno, entre os quais se evidenciam: silvicultura e boas práticas de gestão de pinheiro-bravo com destaque para o aproveitamento da regeneração natural, inovação técnica aplicada à resinagem, mercado, sanidade florestal, entre outros.
Este itinerário técnico dedicado ao pinhal arranca no dia 4 de junho. Anote na agenda as primeiras 5 ações do #RoteiroPINUS2025. A participação é gratuita (lugares limitados). Inscreva-se já :
04/06 (9h30-13h) Visita de campo “Intervenções Silvícolas em Baldio”, Baldio de Calde – Viseu. Copromotor Forestis. Parceiro: VERDELAFÕES – Inscreva-se aqui.
06/06 (10h-13h) Visita de campo “Resinagem como tecnologia inovadora”, Sarzedas – Castelo Branco.
Copromotores AFLOBEI e UNAC. Parceiro: Resipinus – Inscreva-se aqui.
13/06 (9h-13h) Visita de campo “Gestão de Regeneração Natural de Pinheiro-Bravo”, Abrantes e Sardoal.
Copromotor FNAPF. Parceiro: Associação dos Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação – Inscreva-se aqui.
24/06 (08h30-18h) “Ações de demonstração e formação em resinagem”, Coruche.
Copromotores APFC e UNAC – Inscreva-se aqui.
27/06 (9h30-13h) “Boas práticas silvícolas em pinhal-bravo”, Baldio de Pinho – Boticas.
Copromotor Forestis. Parceiro CAPOLIB – Inscreva-se aqui.
Não fique de fora! Siga o Linkedin, o Facebook e o Instagram do Centro PINUS para saber em primeira mão as atividades previstas para os meses de setembro e outubro e realizar a sua inscrição.
Esta iniciativa é financiada pelo PRR pelo projeto Dinamização do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo no âmbito do investimento “RE-C08-i05 – Programa MAIS Floresta (Reforço de Atuação dos Centros de Competência do Setor Florestal)” da “Componente C08 – Florestas” do Plano de Recuperação e Resiliência.
Fonte: Centro PINUS