Volume de negócios aumentou 11,5%, abaixo dos 13% da inflação alimentar em 2022. Grupo Sonae com prejuízo de 10 milhões no quarto trimestre.
A Modelo Continente (MC), o negócio do grupo Sonae (proprietário do PÚBLICO) que agrega o retalho alimentar, “registou uma redução da rentabilidade em 2022”. De acordo com a informação divulgada esta quinta-feira ao mercado, o grupo liderado por Cláudia Azevedo explica que “ao absorver parte dos aumentos de custos dos produtos e dos impactos da inflação, o resultado líquido da unidade de retalho alimentar da Sonae diminuiu 17,8% em 2022, para 179 milhões de euros”, valor que traduz “uma margem de lucro de 3,0%, sendo que nos formatos alimentares a margem foi de 2,7%”.
Numa altura em que o sector da distribuição tem sido acusado de praticar margens elevadas, agravando a inflação dos bens alimentares, o grupo liderado por Cláudia Azevedo, destaca que “o esforço da MC em suportar parcialmente o aumento dos vários custos para proteger os seus clientes, e o efeito de mix e movimentos de trading down juntamente com a pressão dos custos da energia mais elevados, contribuíram para uma erosão da margem de rentabilidade de 59 pontos base, para 9,4% em 2022 (9,7% no quarto trimestre)”. Neste contexto, o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) subjacente foi de 563 milhões de euros, “registando uma evolução inferior às vendas”.
Ao longo do último ano, a MC garante ter estado “ao lado das famílias, ajustando a sua proposta de valor para ir de encontro às necessidades dos seus clientes e investindo na expansão do seu parque de lojas de forma a levar os seus benefícios a um número crescente de pessoas”, factores que conduziram “a ganhos de quota de mercado e ao reforço da sua posição de liderança em Portugal”, contribuindo para que “o volume de negócios tenha atingido cerca de seis mil milhões de euros, um crescimento de 11,5% face ao período homólogo e de 9,6% em termos de LfL [do inglês like for like, ou universo comparável]”.
Salienta, contudo, que “o crescimento do volume de negócios da MC ficou significativamente abaixo do aumento […]
Discussão sobre este post