Hoje no REGIONAL RURAL …. Hoje é dia Internacional da Maçã. Jorge Soares, Presidente da Associação de produtores da Maça de Alcobaça, fala-nos do que torna esta maçã diferente e da sua história.
A Maçã de Alcobaça IGP é fruto do Oeste de Portugal. Entre o aconchego da Serra de Candeeiros e a fúria do mar, crescem, na região de Alcobaça, maçãs que reúnem as condições perfeitas para colheitas de muita qualidade. Em 1994, a Maçã de Alcobaça recebeu a designação de Indicação Geográfica Protegida – IGP com as normas nacionais e europeias, ficando, assim, oficializada a sua singularidade. A Maçã de Alcobaça IGP é a maçã com mais história e onda do mundo, com um sabor inigualável e um aroma intenso, que anda desde o século XVII nas bocas do mundo.
O Dia da Maçã, 21 de outubro, foi lançado em 1990 pela Common Ground, uma instituição de caridade sediada em Dorset, que tem estado na vanguarda da conservação comunitária e da educação ambiental em Inglaterra. Desde o início, o Dia da Maçã procura celebrar e divulgar junto do público a grande diversidade de maçãs que existe e a sua importância para a preservação da paisagem natural e cultural. Este dia desempenha também um papel importante para a consciencialização sobre a proveniência e rastreabilidade dos alimentos.
Regional Rural – João Bastos, Federação das Associações de Suinicultores de Portugal