No âmbito do Plano Nacional de Colheita de Amostras da ASAE relativo ao controlo oficial de géneros alimentícios, foi colhida uma amostra de Queijo de Ovelha Curado para verificação dos requisitos legais no que se refere à segurança alimentar e que se encontrava à venda no mercado. Após análise laboratorial realizada no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE e de acordo com os resultados obtidos, constatou-se que o lote analisado continha Listeria monocytogenes, o que representa um risco elevado para a saúde dos consumidores, em especial para os pertencentes a grupos de risco, tais como idosos, imunodeprimidos, crianças e grávidas.
A bactéria Listeria monocytogenes é responsável nas pessoas pela doença infeciosa denominada de listeriose. A listeriose invasiva nos seres humanos é rara (cerca de 2.000 casos por ano na UE), sendo a causa mais grave de doença de origem alimentar, contando com uma elevada taxa de hospitalização e uma elevada taxa de mortalidade (16 a 30%), em países desenvolvidos. Mais informação sobre este agente patogénico pode ser consultada aqui https://shorturl.at/gmoAW .
O género alimentício em causa é o seguinte:
– Denominação: Queijo de ovelha curado Serpa DOP
– Marca: Almocreva
– Lote: 21/23
– Data de durabilidade mínima: 15/10/2023
A ASAE já procedeu à notificação dos operadores económicos responsáveis pelo referido produto para retirada imediata do produto do mercado do lote referenciado e potencialmente prejudiciais para a saúde. Contudo, atendendo a que o lote em causa já foi todo colocado no mercado e poderá estar na posse de consumidores alerta-se os mesmos para não consumirem o produto do lote em causa, bem como, por precaução, os demais lotes de queijos semelhantes da mesma marca, devendo proceder à sua devolução nos locais onde tenham sido adquiridos.
Fonte: ASAE