Qualidade dos vinhos portugueses colocada à prova em Zurique e Genebra

Qualidade dos vinhos portugueses colocada à prova em Zurique e Genebra

A ViniPortugal promove nos dias 21 e 22 de Outubro duas provas de vinhos portugueses, em Zurique e em Genebra, com a presença de cerca de 80 produtores nacionais. A Suíça é uma das apostas do plano de promoção externa desenvolvido pela ViniPortugal sob a égide da marca “Wines of Portugal”. O país integra o top-10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses.

As iniciativas da ViniPortugal na Suíça arrancam no dia 21 de Outubro com a realização da Grande Prova Vinhos de Portugal no espaço Lake Side, em Zurique. O evento, desenvolvido em parceria com a revista Vinum, contará com a presença de 50 produtores portugueses, sendo esperados 300 visitantes, incluindo profissionais do sector, jornalistas e consumidores.

Antes da prova, a ViniPortugal promove seminários exclusivos para profissionais e para consumidores, com uma hora de duração, ministrados por Sigi Hiss, jornalista da revista Vinum.

No dia 22 de Outubro as atenções voltam-se para Genebra, que recebe a Prova Vinhos de Portugal, no Richemond Hotel, com a participação de cerca de 29 produtores portugueses. É esperada a presença de 200 pessoas na iniciativa, que tem ainda previsto no programa um seminário exclusivo para importadores que estão à procura de novos projectos para reforçar o seu portefólio. O seminário será conduzido por David Schwarzwalder, jornalista e especialista em vinhos de Portugal.

Analisando os dados globais referentes à importação de vinho pela Suíça, Portugal ocupa, em valor, o 5.º lugar do ranking de exportadores, com 36,7 milhões de euros (dados de 2018), um crescimento de 9,7% face ao ano transacto.

Em termos de desempenho dos vinhos portugueses no mercado suíço, em 2018 registou-se um crescimento de 2,9% em volume, 4,6% em valor e de 1,6% no preço médio.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Esvaziamento do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para outros Ministérios é mau sinal para sector agroflorestal e para mundo rural
Próximo Crédito Agrícola incentiva exportação em feira internacional do sector hortofrutícola

Artigos relacionados

Últimas

Oikos anuncia nova versão do SmartFarmer e projecto para mulheres agricultores

A Oikos vai lançar em breve uma nova versão da sua plataforma on-line SmartFarmer, um mercado virtual de produtos agrícolas nacionais. […]

Dossiers

Floresta: Conselho de Ministros altera o regime jurídico das ações de arborização e rearborização (RJAAR)

Pede-se a atenção para o Decreto-Lei N.º 32/2020, da Presidência do Conselho de Ministros, publicado hoje, que altera o regime jurídico a que […]

Últimas

Portugal Fresh leva 46 empresas e entidades à Fruit Attraction 2019

Em 2019, o espaço conjunto promovido na Fruit Attraction, em Madrid (Espanha), pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, […]