“Quais as culturas de cobertura adequadas à vinha?” é o tema que vai marcar a abertura das Conferências Vida Rural – Vinha e Vinho, que acontecem dia 9 de dezembro, na Ode Winery, no Cartaxo.
José Carlos Fernandes, da Aveleda, Rui Flores, do Esporão e Miguel Mesquita, da Falua, irão apresentar o que já está consolidado nas estratégias de gestão de coberto vegetal, para as suas diferentes regiões.
A microbiologia do solo, a opção por cobertura total ou parcial; a escolha e origem das variedades, o controlo da nutrição e da rega são alguns dos pontos em destaque, num painel em que se irá também falar sobre os efeitos do coberto ‘mineral’, em vinhas onde existe naturalmente abundância de calhau rolado ou xisto.
As Conferências Vida Rural vão ter como claim ‘Menos é mais?’, numa fase em que o setor atravessa uma transformação acelerada, com reflexos nas práticas agronómicas, mas também enológicas, onde olhar para o ecossistema vinha e pensar como tirar partido do capital natural, entrou na agenda dos produtores.
Conheça o programa e os oradores confirmados e inscreva-se aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.