Proposta do BE para impedir mais regadio no Alentejo foi chumbada

Proposta do BE para impedir mais regadio no Alentejo foi chumbada

A proposta foi chumbada com os votos contra do PCP, PS, PSD, CDS e IL.

Foi chumbada a proposta do Bloco para travar o investimento público em regadio destinado a sistemas agrícolas de monocultura neste Orçamento do Estado.

Aí vêm mais 50 mil hectares de regadio para o alentejo com porta aberta para o olival e amendoal superintensivos. Para memória futura: a proposta do Bloco foi chumbada com os votos contra do PCP, PS, PSD, CDS e IL.

Ricardo Vicente, BE

O OE prevê mais de 100 milhões de euros para executar o Plano Nacional de Regadio, onde o Governo contempla a expansão de mais 50 mil hectares de regadio no alentejo com águas do Alqueva.

O Bloco propôs que estas áreas sejam destinadas apenas a sistemas agrícolas com prática de rotações e consociações, impedindo assim a sua entrega ao olival e amendoal superintensivo, protegendo recursos naturais.

Impediria também, por exemplo, o investimento público de expansão ou requalificação de regadio para as monoculturas da costa vicentina. Rotações e consociações representam a principal medida preconizada para reduzir consumos de pesticidas e adubos em qualquer modalidade agrícola, da protecção integrada à agricultura biológica.

A resposta às alterações climáticas, a protecção dos recursos ecológicos e a saúde pública saem a perder com esta votação segundo o BE.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio e Televisão do Sul.

Comente este artigo
Anterior Governo dos Açores realiza II Fórum da Caça na Ilha Terceira a 29 de Fevereiro - Angra do Heroísmo
Próximo Incêndios: Liga dos Bombeiros rejeita Plano de Gestão Integrada

Artigos relacionados

Nacional

Exportação de pés de porco para a China pode valer 10 milhões de euros por ano

O Governo português assinou uma nova versão do protocolo que define os termos e condições para exportação de carne de suíno congelada de Portugal para a República Popular da China. […]

Sugeridas

Mau tempo: Confederação Nacional da Agricultura aponta “prejuízos sérios” nos pastos e critica “propaganda” do Governo

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) assegurou hoje que, na sequência das depressões Elsa e Fabien, foram registados “prejuízos sérios” nos pastos, […]

Nacional

Nova colheita Gáudio Reserva 2015

Facebook
Twitter
Google+
Pinterest
WhatsApp


A Ribafreixo Wines acaba de lançar mais uma colheita de Gáudio Reserva, depois da bem-sucedida e sobejamente premiada colheita de 2014 ter esgotado por completo – […]