Projeto de investigação sobre regimes de certificação agrícola para a agricultura sustentável

Projeto de investigação sobre regimes de certificação agrícola para a agricultura sustentável

A Comissão Parlamentar da Agricultura (AGRI) do Parlamento Europeu promove a apresentação de um estudo sobre “Regimes de certificação agrícola para uma agricultura sustentável – ponto da situação e visão geral na UE e nos principais países produtores mundiais, conceitos e métodos”, considerando que alguns dos principais desafios que a agricultura da UE enfrenta incluem melhorar a resposta às necessidades da sociedade em matéria de alimentação e saúde, incluindo alimentos seguros, nutritivos e sustentáveis.

Atualmente consumidores, retalhistas e agricultores contam cada vez mais com sinais distintivos e regimes de qualidade para que possam identificar e distinguir produtos alimentares, e dispõem de uma ampla gama de regimes de certificação, incluindo indicações geográficas e especialidades tradicionais, que continuam a aumentar.

Neste contexto, o projeto de investigação deverá fornecer dados aos membros da Comissão AGRI sobre os conceitos e métodos envolvidos nestes regimes e refletir sobre como podem promover uma agricultura sustentável, nomeadamente através dos instrumentos da PAC.

O estudo de cerca de 80 páginas (máximo) deve ser apresentado à AGRI em março de 2022.

Os especialistas/ instituições de investigação/ consórcios selecionados devem ter um histórico educacional e profissional relevante em agricultura, regimes de certificação e instrumentos da PAC.

O prazo para solicitar os documentos relativos ao concurso termina a 29 de junho, a data prevista para o respetivo envio é 23 de julho e o período para apresentação de candidaturas termina a 3 de outubro.

O contrato de prestação de serviços respetivo – com a referência IP/B/AGRI/IC/2021-066 – terá duração indeterminada e um valor de até 60.000€.

Comente este artigo
Anterior Projeto de investigação sobre o processo de reforma da PAC pós-2020 visto de um ângulo interinstitucional
Próximo Incêndios: PSP detém em flagrante suspeito de fogo posto em Évora

Artigos relacionados

Últimas

Pavilhão da Olivicultura e Azeite estreia-se na Agroglobal

Muito se tem falado e visto em torno do tema da Olivicultura nas edições anteriores da Agroglobal. Este ano, em que se confirma um novo record […]

Dossiers

Oferta de emprego – Técnico Comercial – Engenheiro Agrónomo – Montijo e Odemira

J.Sobral & Dias Lda. – Empresa Distribuidora de Produtos para a Agricultura com sede na Península de Setúbal (Montijo) e Filial […]

Cotações PT

Cotações – Azeite – 17 a 23 de maio 2021

O INE estima uma diminuição significativa no volume de produção de azeite, cerca de menos 30%, em relação à campanha anterior. Apesar disso, prevê-se […]