O Conselho da União Europeia alcançou um progresso significativo no dossier relacionado com a nova proposta de legislação para os Materiais de Reprodução Vegetal (MRV), durante a Presidência Dinamarquesa.
Após intenso trabalho, o Conselho chegou a um acordo sobre a sua posição relativamente à nova legislação da UE sobre sementes e as discussões em trílogo com o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia poderão começar já no início de 2026. Garantir a produção de sementes de alta qualidade e a disponibilidade de sementes diversificadas é essencial para a sustentabilidade e competitividade do setor europeu de sementes.
O setor das sementes aguarda agora com expectativa a continuação das discussões concretas com o Conselho, sob a presidência cipriota, e com o Parlamento Europeu, sob a liderança do relator Herbert Dorfmann, bem como com a Comissão Europeia, para garantir que a nova legislação sobre MRV cumpre devidamente os seus objetivos, tanto para o sector das sementes como para a agricultura europeia no seu conjunto.
Fonte: ANSEME















































