São lançados os HIBA Startup Europe Awards, organizados pela Fundação Finnova, em colaboração com a Consejería de Agricultura, Pesca, Agua y Desarrollo Rural de la Junta de Andalucía, INL, INTEC, Smart Farm Colab e Fundecyt PCTEX.
O prazo para as inscrições estará aberto de 27 de Março a 19 de Maio de
O vencedor se beneficiará de um ticket europeu de aceleração, constituído por um kit de horas de mentoria ministradas por técnicos especializados.
Startups e PMEs inovadoras capazes de resolver os desafios atuais na área da agrodigitalização. O projecto Interreg Espanha Portugal (POCTEP) HIBA- Hub Iberia Agrotech lança os Startups Europe Awards (SEUA),uma iniciativa impulsionada pela Comissão Europeia, lançada pela Fundação Finnova em colaboração com a StartUp Europe, para promover a identificação de soluções inovadoras de empreendedores para os desafios dos ODS e da UE. O prazo para apresentar as candidaturas é de 27 de Março até às 23h59 CEST de 19 de Maio de 2023 e os vencedores serão anunciados em 6 de Junho de 2023, em um evento organizado no âmbito da Green Week.
HIBA Startup Europe Awards estão organizados pela Fundação Finnova, em colaboração com o Consejería de Agricultura, Pesca, Agua y Desarrollo Rural de la Junta de Andalucía, principal beneficiário do Projecto HIBA, International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), Fundação Europeia para a Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (INTEC), a Associação SFCOLAB – Laboratório Colabortaivo para a Inovação Digital na Agricultura (Smart Farm Colab) e a Fundação Fundecyt Parque Científico e Tecnológico de Estremadura (Fundecyt PCTEX), todos eles beneficiários do projecto HIBA. Seu principal objetivo é identificar e apoiar empreendedores com ideias disruptivas que possam ser implementadas em benefício de toda a sociedade, gerando uma parceria público-privada que leve à elaboração de projetos e, assim, ter acesso aos fundos da União Europeia.
Quatro desafíos da digitalização agro
Nesta ocasião, HIBA SEUA quer localizar startups, PMEs e empreendedores que ofereçam produtos, serviços ou metodologias que respondam aos seguintes desafios:
- Modelos de formação em competências digitais no setor agro
- Digitalização e empreendedorismo no setor
- Soluções digitais inclusivas e empreendedorismo feminino no setor
- Optimização dos métodos de coleta e logística dos produtos agro
Poderão se apresentar PMEs, empresas, startups, “scale-ups”, spin-offs e qualquer pessoa que esteja interessada em empreender, que pertença ou desenvolva a sua atividade no setor agrícola ou setores relacionados e que possam aportar soluções inovadoras para os desafios propostos.
Ticket europeu de aceleração
Um júri, composto por representantes do projeto HIBA, especialistas e agentes externos que possam fornecer a sua avaliação sobre as temáticas apresentadas, avaliará as propostas expostas com base na sua viabilidade, a resposta que dá aos desafios levantados, a sua factibilidade, inovação e melhoria em relação ao que existe atualmente, internacionalização e objetivos a longo prazo.
A candidatura selecionada será beneficiada de um ticket de aceleração europeu, que consiste em duas sessões de mentorias personalizadas para projetos adaptados a cada setor, e de formação em legislação e fundos europeus. Terá também acesso a uma rede de networking e investidores com os quais aprenderão as boas práticas na gestão de relações no âmbito da UE e com redes de contacto,e receberá conselhos sobre o âmbito jurídico europeu e a internacionalização do projeto.Por fim, será oferecido orientação sobre o financiamento europeu e conselhos para transformar a ideia ou proposta vencedora em um projeto europeu que possa ser implementado no campo da digitalização na agricultura. As sessões de mentoria se estenderão até 30 de Junho de 2023.
O prémio será entregue em 6 de Junho de 2023, em um evento a ser realizado na European Green Week.
Para participar dos HIBA Startup Europe Awards inscreva-se nesse link: https://bit.ly/40kUsmd
Sobre o projeto HIBA
O Projeto de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) HIBA irá promover um ecossistema pluri-regional centrado na digitalização do setor agroalimentar na Espanha e Portugal a partir da criação de uma rede de Digital Innovation Hubs (DIH) que fomente a iniciativa, competitividade e sustentabilidade empresarial, propiciando a reativação económica pós-Covid19.
Com um orçamento de 5,1 milhões de euros, 75% cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no marco do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP), HIBA conta com 19 beneficiários, sendo a Conselharia da Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural do Governo Regional da Andaluzia, o beneficiário principal.
Sobre a Fundação Finnova
A Finnova é a fundação espanhola-belga sem fins lucrativos com sede em Bruxelas e na Espanha, que trabalha para a promoção e desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo na UE. A experiência da Finnova em liderar atividades de comunicação e difusão de projetos europeus é combinada com uma sólida trajetória comprovada em programas de criação de empresas e apoio ao empreendedorismo, tais como aceleradores, incubadoras e eventos, bem como o seu compromisso com a formação e empregabilidade dos jovens.
Sobre a Consejería de Agricultura, Pesca, Agua y Desarrollo Rural de la Junta de Andalucía
O Ministério Regional da Agricultura, Pesca, Água e Desenvolvimento Rural, coordenador do projecto HIBA, tem competências nas áreas acima mencionadas. Da Direcção Geral das Indústrias Agro-alimentares, promove a inovação e digitalização do sector agro-alimentar, através de iniciativas como a Andaluzia Agrotech DIH, um ecossistema digital com cerca de duzentas entidades registadas, criado para canalizar e acompanhar o sector no seu processo de transformação digital
Sobre INL
O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, localizado em Braga (norte de Portugal), foi fundado pelos governos de Portugal e Espanha dentro de um marco legal internacional para realizar investigação interdisciplinar, implantar e articular nanotecnologia em benefício da sociedade. O INL pretende tornar-se o centro mundial da nanotecnologia para enfrentar os grandes desafios da sociedade.
Sobre INTEC
A Fundação INTEC é uma organização sem fins lucrativos, promovida por empresas comprometidas com a inovação e com fortes vínculos com entidades chave no desenvolvimento tecnológico na Espanha.
Sobre Smart Farm Colab
Smart Farm Colab – SFCOLAB, centra-se em soluções digitais inovadoras para a agricultura, através do desenvolvimento de tecnologia de ponta para os setores de horticultura, fruticultura e viticultura.
Sobre Fundecyt-PCTEX
FUNDECYT-PCTEX é uma fundação privada do setor público, sem fins lucrativos, com um objetivo fundamental: a estruturação do Sistema Científico e Tecnológico de Estremadura, mediante a contribuição do aproveitamento socioeconómico da ciência e tecnologia, apoiando e promovendo o seu desenvolvimento e gestão para alcançar uma melhor utilização da investigação e inovação, estimulando a participação da sociedade civil e mobilizando os seus recursos.
Fonte: Projecto Interreg Espanha Portugal