Portugal na estatística dos incêndios

Portugal na estatística dos incêndios

O Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais registou quase 10 mil hectares de floresta ardidos só em Mação e Vila de Rei este ano.

A floresta que ardeu durante o fim de semana passado e os primeiros dias desta semana no centro do país correspondem à área total da capital portuguesa, ou mais de duas vezes a área da cidade do Porto.

Os incêndios de Mação e Vila de Rei correspondem a 50% da área ardida desde o início do ano.

A Pordata apresenta números que confirmam que os países regularmente mais afetados pelo valor são também os que mais sofrem com incêndios. Portugal, Espanha, Itália e Grécia são os que têm maior número de incêndios desde 2010.

E Portugal, sendo de todos o mais pequeno, é o país mais afetado. O ano de 2014 foi a exceção. Nesse ano, registaram-se aproximadamente 10 mil ignições. Em Portugal foram 7.000.

Em 2015, o Portugal voltou à liderança do ranking europeu dos incêndios, logo seguido da Polónia. Ou seja, em oito anos analisados, os dois vizinhos da Península Ibérica são os mais fustigados pelos fogos de verão.

Se restringirmos a comparação apenas a estes dois países – Portugal e Espanha – conclui-se que, entre 2010 e 2017, houve, em média, mais 5.000 incêndios do lado de cá da fronteira.

Não deixa de ser curioso e, ao mesmo tempo, preocupante.

A Espanha é 5,5 vezes maior do que Portugal, mas tem menos 5.000 incêndios por ano.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior Incêndios. Avião de combate sofre acidente quando recolhia água em barragem no Algarve
Próximo Incêndios. Marcelo visita locais afetados pelos fogos

Artigos relacionados

Últimas

Cáritas de Coimbra recebeu mais de 900 mil euros de donativos

Em comunicado, a Cáritas de Coimbra refere que esteve a semana passada com estas populações “com o objetivo de responder às primeiras necessidades” […]

Últimas

Incêndios. União Europeia “está pronta para aumentar a sua assistência” se Portugal solicitar

O incêndio que começou cerca das 15:00 de sábado na localidade de Fundada, Vila de Rei (distrito de Castelo Branco) e se estendeu ao início da noite ao concelho de Mação (distrito de Santarém) permanece ativo há […]

Últimas

Incêndios: Oito meios aéreos combatem fogo de duas frentes em Alvaiázere

Segundo fonte do CDOS, o alerta para o fogo numa zona florestal na localidade de Melgaz, freguesia de Pussos São Pedro, […]