Portugal na estatística dos incêndios

Portugal na estatística dos incêndios

O Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais registou quase 10 mil hectares de floresta ardidos só em Mação e Vila de Rei este ano.

A floresta que ardeu durante o fim de semana passado e os primeiros dias desta semana no centro do país correspondem à área total da capital portuguesa, ou mais de duas vezes a área da cidade do Porto.

Os incêndios de Mação e Vila de Rei correspondem a 50% da área ardida desde o início do ano.

A Pordata apresenta números que confirmam que os países regularmente mais afetados pelo valor são também os que mais sofrem com incêndios. Portugal, Espanha, Itália e Grécia são os que têm maior número de incêndios desde 2010.

E Portugal, sendo de todos o mais pequeno, é o país mais afetado. O ano de 2014 foi a exceção. Nesse ano, registaram-se aproximadamente 10 mil ignições. Em Portugal foram 7.000.

Em 2015, o Portugal voltou à liderança do ranking europeu dos incêndios, logo seguido da Polónia. Ou seja, em oito anos analisados, os dois vizinhos da Península Ibérica são os mais fustigados pelos fogos de verão.

Se restringirmos a comparação apenas a estes dois países – Portugal e Espanha – conclui-se que, entre 2010 e 2017, houve, em média, mais 5.000 incêndios do lado de cá da fronteira.

Não deixa de ser curioso e, ao mesmo tempo, preocupante.

A Espanha é 5,5 vezes maior do que Portugal, mas tem menos 5.000 incêndios por ano.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior Incêndios. Avião de combate sofre acidente quando recolhia água em barragem no Algarve
Próximo Incêndios. Marcelo visita locais afetados pelos fogos

Artigos relacionados

Comunicados

Pagamentos de Janeiro 2018

[Fonte: IFAP]
No dia 31 de janeiro de 2018 o IFAP procedeu a pagamentos, num montante total de cerca de 63,2 milhões de euros*, […]

Últimas

Notas da Semana – Pouco trigo em muito joio: é urgente o debate sobre o agroalimentar – Jaime Piçarra

A semana que hoje termina ficou marcada por um conjunto de eventos, adoção de estratégias e, mais uma vez, inverdades, até do ponto de vista científico, que geram sentimentos […]

Nacional

Agricultores do Guadiana querem rede de água de emergência para animais

A Cooperativa Agrícola do Guadiana, no Baixo Alentejo, defendeu hoje o aumento da capacidade de armazenamento e a operacionalização de uma […]