A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Sovena Oilseeds Portugal, S.A. formalizaram um contrato de concessão, válido por 40 anos, para o uso privativo do Terminal de Granéis Alimentares de Palença (TGAP), em Almada.
De acordo com o comunicado de imprensa, o acordo garante a continuidade e a modernização de uma infraestrutura estratégica para o setor agroalimentar nacional.
Situado na margem esquerda do rio Tejo, junto à unidade industrial da Sovena, o terminal beneficiará de um investimento global de 43 milhões de euros, destinado à modernização das infraestruturas portuárias, aquisição de novos equipamentos, aumento da capacidade de armazenagem e à implementação de soluções ambientais inovadoras.
Segundo a comunicação, além do reforço tecnológico e ambiental, a renovação da concessão permite salvaguardar e fortalecer mais de sessenta postos de trabalho diretos, garantindo a continuidade de um centro logístico e industrial essencial para a economia da região.
Para o presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, este contrato “representa um marco estratégico para o Porto de Lisboa, ao assegurar a continuidade de uma operação portuária especializada e totalmente integrada com o setor industrial. Estamos a falar de um investimento robusto, com forte impacto económico, social e ambiental, que reforça a posição do porto como facilitador de cadeias logísticas do setor agroalimentar nacional. Esta parceria é também exemplo do caminho que queremos seguir: um porto cada dia mais moderno, eficiente e ambientalmente sustentável, ao serviço da economia real”.
Já Jorge de Melo, CEO da Sovena, referiu que “a concessão do Terminal de Granéis Alimentares de Palença é muito relevante para a nossa estratégia ao reforçar a eficiência logística, a sustentabilidade e a competitividade industrial da Sovena. Representa, também, um sinal claro da confiança e do papel fundamental que esta colaboração desempenha na promoção do investimento e na criação de valor para o país. Destaco o espírito de cooperação que marcou todo este processo entre a Sovena e a Administração do Porto de Lisboa, que permitiu chegar a uma solução partilhada e ambiciosa para a modernização de uma infraestrutura essencial ao setor agroalimentar nacional”.
A nota de imprensa também avança que está também prevista a implementação de novas tecnologias de movimentação de carga, a digitalização dos processos operacionais e o reforço dos sistemas de segurança e rastreabilidade, assegurando a conformidade com os requisitos do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS).
“Com esta concessão, a Sovena assegura não só a estabilidade do abastecimento à sua unidade, como também o cumprimento das mais exigentes metas ambientais e de sustentabilidade, incluindo medidas de eficiência energética, gestão de resíduos e prevenção da poluição hídrica e atmosférica”, lê-se no comunicado.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.