Os pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas ultrapassaram os 80 milhões de euros em julho, destacando-se 25,9 milhões de euros ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEADER), anunciou hoje o Governo.
“Em julho, o Ministério da Agricultura e da Alimentação procedeu a pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas num montante que ultrapassa os 80 milhões de euros”, indicou, em comunicado, o executivo.
O ministério tutelado por Maria do Céu Antunes destacou o pagamento de 25,9 milhões de euros ao abrigo do FEADER, bem como 5,6 milhões de euros no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).
Somam-se 22,4 milhões de euros em apoios temporários e excecionais, em medidas de compensação para a atividade agrícola e pecuária, integradas no Pacto de Estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares e no regime de compensação aos operadores das pescas e aquicultura.
Estes pagamentos “confirmam a capacidade dos agricultores e dos pescadores para continuarem a concretizar os seus investimentos na modernização das suas atividades”, afirmou, citada na mesma nota, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
A governante lembrou que permanecem “tempos de constrangimentos”, mas ressalvou que o executivo tem procurado disponibilizar apoios que têm contribuído “para mitigar os efeitos das sucessivas crises que têm afetado o setor agrícola e piscatório”, devido, sobretudo, ao aumento dos custos de produção e aos efeitos da seca.