ONU declara 10 de Fevereiro como o Dia Mundial dos Legumes

ONU declara 10 de Fevereiro como o Dia Mundial dos Legumes

A Organização das Nações Unidas (ONU) fixou o 10 de Fevereiro de cada ano como o Dia Mundial dos Legumes. A decisão foi tomada a 20 de Dezembro, em Assembleia Geral realizada em Nova Iorque e tem como objectivo promover em todo o Mundo estes produtos fundamentais para a segurança alimentar, a sustentabilidade do planeta e da economia das zonas rurais, bem como aumentar o seu consumo de, pelo menos, três vezes por semana, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

A resolução da ONU destaca as propriedades extraordinárias de legumes, dizendo que são «uma das maiores e mais acessíveis fontes de proteínas e aminoácidos de origem vegetal para uma dieta saudável».

Além disso, o cultivo de hortícolas é fundamental para o meio ambiente e para preservar a biodiversidade, já que «as suas propriedades fixadoras de nitrogénio contribuem para aumentar a fertilidade do solo; precisam de muito pouca água, sendo resistentes a secas e geadas; e têm uma pegada de carbono menor do que a maioria das outras culturas».

Outro aspecto destacado pela ONU é o seu papel socio-económico, já que «em muitos países, as mulheres são as principais responsáveis ​​pelo cultivo de leguminosas, fortalecendo o seu papel nas economias rurais».

Recorde-se que os hortícolas fornecem proteínas vegetais de alta qualidade à nossa dieta, são económicos, fáceis de armazenar e podem ser confeccionados de mil maneiras para toda a família de forma rápida. Os legumes contêm uma grande quantidade de fibras, ferro, potássio, antioxidantes, ácido fólico e não contêm gordura.

Notícias relacionadas

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior CONFAGRI reúne centenas de organizações de todo o País
Próximo "Fragilidade do sistema está na relação" entre bombeiros e Proteção Civil

Artigos relacionados

Sugeridas

Projeto de Figueira de Castelo Rodrigo para apoio a agricultores vence concurso

O projeto BioD’Agro, desenvolvido em Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, para apoiar agricultores na tomada de decisões eficientes e sustentáveis em localizações remotas, é um dos […]

Últimas

Abrantes | Vespa asiática já entrou em Bemposta e continua a expandir-se para sul

[Fonte: Médio Tejo] O primeiro ninho de vespa velutina, ou vespa asiática, foi encontrado e neutralizado esta terça-feira, […]

Dossiers

Previsão de longo prazo – 07 out. a 03 nov. 2019

Precipitação total com valores abaixo e temperatura média semanal com valores acima do normal […]