ONU declara 10 de Fevereiro como o Dia Mundial dos Legumes

ONU declara 10 de Fevereiro como o Dia Mundial dos Legumes

A Organização das Nações Unidas (ONU) fixou o 10 de Fevereiro de cada ano como o Dia Mundial dos Legumes. A decisão foi tomada a 20 de Dezembro, em Assembleia Geral realizada em Nova Iorque e tem como objectivo promover em todo o Mundo estes produtos fundamentais para a segurança alimentar, a sustentabilidade do planeta e da economia das zonas rurais, bem como aumentar o seu consumo de, pelo menos, três vezes por semana, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

A resolução da ONU destaca as propriedades extraordinárias de legumes, dizendo que são «uma das maiores e mais acessíveis fontes de proteínas e aminoácidos de origem vegetal para uma dieta saudável».

Além disso, o cultivo de hortícolas é fundamental para o meio ambiente e para preservar a biodiversidade, já que «as suas propriedades fixadoras de nitrogénio contribuem para aumentar a fertilidade do solo; precisam de muito pouca água, sendo resistentes a secas e geadas; e têm uma pegada de carbono menor do que a maioria das outras culturas».

Outro aspecto destacado pela ONU é o seu papel socio-económico, já que «em muitos países, as mulheres são as principais responsáveis ​​pelo cultivo de leguminosas, fortalecendo o seu papel nas economias rurais».

Recorde-se que os hortícolas fornecem proteínas vegetais de alta qualidade à nossa dieta, são económicos, fáceis de armazenar e podem ser confeccionados de mil maneiras para toda a família de forma rápida. Os legumes contêm uma grande quantidade de fibras, ferro, potássio, antioxidantes, ácido fólico e não contêm gordura.

Notícias relacionadas

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior CONFAGRI reúne centenas de organizações de todo o País
Próximo "Fragilidade do sistema está na relação" entre bombeiros e Proteção Civil

Artigos relacionados

Últimas

Los precios de la almendra se han desplomado en el último año, salvo los de la ecológica

Los precios en origen de la almendra, salvo los de la ecológica, se han desplomado durante el último año. Si se toman como referencia las […]

Últimas

Jovens agricultores podem candidatar-se até setembro a ajudas no valor global de 2 ME

Os jovens agricultores do continente podem candidatar-se até 08 de setembro a prémios à instalação, no âmbito do Programa de […]

Últimas

PS/Açores debate benefícios do desenvolvimento tecnológico para o arquipélago

O PS/Açores quer refletir sobre o benefício que o desenvolvimento tecnológico pode significar para o arquipélago, em particular, para a ilha de Santa Maria, […]