O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento lança uma nova iniciativa: MUSA – Música pela Sensibilização Ambiental, um projeto que convida a escutar a natureza e a redescobrir o património natural através da música.
Mais do que um projeto cultural, MUSA é uma experiência sensorial que pretende transformar florestas, parques e paisagens naturais em PALCOS VIVOS.
A proposta é simples: reconectar-nos com o património natural através da música, não como pano de fundo, mas como linguagem partilhada. Entre trilhos e copas, a música é a ponte que nos convida a ouvir, valorizar e reencontrar o mundo que nos rodeia.
A estreia desta iniciativa acontece no Festival Desdobra-te 2025, organizado pela Associação PédeXumbo, no próximo dia 22 de novembro, às 10h30, no Jardim Público de Évora.
Nesta primeira edição, os Palcos Vivos ganham forma num percurso sonoro de 45 minutos, com atuações de:
- José Pedro Henriques (JOSEP.H.) – Voz (ComCordas)
- Ewerson Carvalho – Viola (ComCordas)
- Diogo Costa – Kora (MED, Universidade de Évora)
- Rafael Gomes – Concertina
O MUSA é promovido pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora, em parceria com o Departamento de Música da Universidade de Évora, a Associação PédeXumbo, a Associ’Arte e o ComCordas.
Saiba mais sobre a iniciativa e acompanhe os próximos eventos em https://med.uevora.pt/musa/
O artigo foi publicado originalmente em MED.













































