A Comissão Europeia assinalou esta terça-feira o Dia Europeu da Agricultura Biológica com a cerimónia de entrega dos Prémios Europeus da Produção Biológica 2025, que distinguem os principais intervenientes da cadeia de valor da produção biológica desde agricultores, PME e retalhistas a restaurantes, até cidades e regiões. Foram atribuídos sete prémios em seis categorias, reconhecendo projetos inovadores, sustentáveis e inspiradores que contribuem para a excelência do setor biológico europeu.
Entre os vencedores, destacou-se a cidade do Alto Tâmega, Valpaços, distinguida como Cidade Biológica Europeia de 2025. O galardão reconhece o compromisso da cidade transmontana com práticas sustentáveis, a promoção de produtos locais e a integração da produção biológica na estratégia de desenvolvimento regional. O município português, com mais de 14 500 habitantes, é líder nacional em agricultura biológica e em sustentabilidade integrada, contando com 516 produtores biológicos certificados, o maior número em Portugal. A educação para a sustentabilidade, as medidas ambientais e a inovação estão no centro da sua estratégia, apoiadas por uma liderança política empenhada, pela cooperação interinstitucional e por políticas inclusivas. Os “tesouros biológicos” de Valpaços incluem produtos DOP e IGP premiados, como vinho, azeite, amêndoas, castanhas e mel.
O Comissário Europeu para a Agricultura e a Alimentação, Christophe Hansen, declarou: «Os vencedores dos Prémios Europeus da Produção Biológica são exemplos brilhantes do que o movimento biológico na Europa pode alcançar: combinam os mais elevados padrões ambientais com resiliência económica e envolvimento social. O seu trabalho demonstra que a agricultura biológica não só produz de uma forma sustentável, como também constroi comunidades e molda o futuro. Hoje celebramos as suas conquistas e homenageamos a força e o potencial de todo o setor biológico na Europa.»
Na cerimónia, o Comissário Hansen proferiu o discurso de abertura, seguido de uma mesa-redonda com representantes das instituições europeias, do organismo representativo dos agricultores COPA-COGECA e dos premiados.
Na sua quarta edição, os Prémios Europeus da Produção Biológica foram lançados em 2022 como um compromisso no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento da Produção Biológica, com o objetivo de reforçar o consumo de produtos biológicos. Na nova proposta relativa à Política Agrícola Comum, a União Europeia continuará a assegurar um forte apoio político à agricultura biológica, garantindo que o setor possa continuar a crescer e prosperar.
Mais informações sobre todos os vencedores de 2025 estão disponíveis nesta página.
Fonte: Comissão Europeia
Valpaços distinguida como melhor cidade biológica pela Comissão Europeia