A Câmara de Mortágua, para incentivar a compostagem investiu na aquisição de biocompostores e procedeu à entrega de 80 unidades, correspondendo ao número de agregados familiares que se candidataram, nesta fase, à obtenção deste equipamento.
“A entrega simbólica dos 80 biocompostores decorreu no passado dia 21 [segunda-feira], nos Estaleiros Municipais. A adesão das pessoas à iniciativa foi extraordinária, traduzindo uma grande sensibilidade dos mortaguenses face aos desafios ambientais que o mundo atualmente enfrenta”, disse a Câmara.
O presidente deste Município do distrito de Viseu, Ricardo Pardal, elogiou a adesão da população e sublinhou a importância de as pessoas se habituarem a separar e a reciclar os resíduos domésticos, de forma a reduzir a pegada ecológica e os elevados custos associados à recolha e ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos, que, no caso do Município de Mortágua, ascendem aos 400 mil euros anuais.
“Tudo o que fizermos no nosso dia-a-dia, na nossa casa, em termos de separação e reciclagem dos resíduos, estamos a contribuir para a redução dessa fatura, que pesa sobre todos nós”, disse.