A propósito do Dia Mundial da Alimentação, celebrado hoje, mais de mais de uma centena de escolas de todo o país aderem à iniciativa da IACA – Associação Portuguesa dos Industriais dos Alimentos Compostos para Animais, para assinalar a data.
Destinada a alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, trata-se de uma ação que vai estar centrada em três momentos: a exibição de um vídeo em que é explicado o processo de fabrico dos alimentos compostos para animais, bem como o fornecimento dos mesmos às explorações pecuárias; a realização de um Quizz, jogo alargado de perguntas e respostas sobre alimentação animal, e aprendizagem sobre a Roda dos Alimentos para Animais, em que os alunos aprendem sobre os grandes grupos de alimentos que constituem a dieta dos animais e que lhes garantem uma alimentação completa, equilibrada e variada, de modo a serem saudáveis.
O projeto da IACA tem por objetivos fornecer aos alunos e professores conhecimentos sobre o setor da Alimentação Animal, dissipar dúvidas que possam existir sobre esta temática, verificar, através de atividades lúdicas, o conhecimento que os adolescentes possuem sobre alimentação e nutrição dos animais e falar da importância da alimentação animal na saúde e bem-estar, do papel dos alimentos de origem animal e da sua sustentabilidade.
No caso da Escola Passos Manuel, em Lisboa, a iniciativa acontece entre as 10h25 e as 12h00 e, além de um dirigente da IACA, conta com a presença de um representante da DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária, que irá explicar o que faz o Estado para garantir que os animais em Portugal têm acesso a uma alimentação de qualidade.
Discussão sobre este post