As “notícias não são animadoras”, disse a responsável do Departamento de Clima e Alterações Climáticas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera sobre previsão de ocorrência de chuva nos próximos dias. Os níveis de precipitação estão muito abaixo do esperado para o mês de junho, sobretudo nos distritos da região Norte.
Embora a precipitação que ocorreu em março tenha melhorado a situação de seca em Portugal, o mês de maio “voltou a agravar” o problema, sobretudo na região Norte nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, que atingiram níveis de seca severa e ainda Vila Real e Bragança de seca extrema.
Maio foi um mês “extremamente seco” no qual as temperaturas, uma maior evaporação e pouca precipitação “não ajudaram” à atual situação de seca no país, indicou a responsável Vanda Pires, do Departamento de Clima e Alterações Climáticas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à agência Lusa.
No final do mês passado, a equipa do IPMA verificou que “praticamente toda a região” registou o nível de seca severa. E agora, após uma nova avaliação, em 15 de junho, o instituto notou, através do cálculo do nível de gravidade – que categoriza a seca como fraca, moderada, severa ou extrema -, que todos os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto estão em […]