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– 12-11-2005 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Marketing: Marca portuguesa nas embalagens de azeite será registada no BrasilBras�lia, 11 Nov "A marca portuguesa nas embalagens de azeite � importante para promover o produto, atestar a sua qualidade e diferenciar da concorr�ncia", afirmou Lu�s Folque, que foi a Bras�lia para discutir o problema com representantes do ministério brasileiro do Desenvolvimento, Ind�stria e Com�rcio Exterior (MDIC). Lu�s Folque reuniu na quinta-feira, juntamente com o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, com o secret�rio de Com�rcio Exterior, Ivan Ramalho, e representantes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), �rg�o vinculado ao MDIC. Durante o encontro ficou decidido que a marca no azeite portugu�s, composta por um brasão e uma esfera armilar, será registada como colectiva, j� que várias empresas portuguesas utilizam-na, enquanto o texto que a acompanha será modificado. O texto que aparece abaixo da marca diz que "s� � portugu�s o azeite cuja lata tenha esta marca", mas a nova adapta��o dever� levar em conta que o produto � hoje embalado Também em outros recipientes. Uma decisão final sobre o assunto dever� sair da reuni�o agendada para o dia 7 de Dezembro, em Lisboa, entre as autoridades portuguesas, brasileiras e empres�rios do sector. "A nossa expectativa � utilizar a marca portuguesa como substrato de uma campanha publicit�ria ao azeite no próximo ano", assinalou Lu�s Folque, destacando que a Casa do Azeite tem a anu�ncia do Estado portugu�s para fazer a gestáo do uso da marca no produto. A intenção da campanha será promover o azeite portugu�s, diferenciando-o de produtos de outras empresas brasileiras e argentinas com nomes tradicionalmente portugueses. O empres�rio explicou que o registo da marca portuguesa utilizada nas embalagens de azeite caducou em 1996 e que desde 1998 a Casa do Azeite está a enfrentar um processo burocr�tico junto ao Instituto nacional de Propriedade Intelectual (INPI) para tentar revitaliz�-la. No segundo semestre do ano passado, o tema passou a ser analisado pela Subcomissão Econ�mica, Financeira e Comercial Brasil – Portugal, que impulsionou as discuss�es para uma solu��o da questáo. A Casa do Azeite tem 75 associados, dos quais 30 empresas que vendem para o Brasil, quase a totalidade dos exportadores portugueses de azeite para o mercado brasileiro. Portugal vende para o Brasil cerca de 12 milhões de litros de azeite por ano, cerca de metade do volume total de azeite comercializado no Brasil. Segundo Lu�s Folque, Portugal exporta o produto Também para os Estados Unidos, Venezuela, Canad�, Pa�ses Africanos de L�ngua Oficial Portuguesa (Palop), �frica do Sul, Inglaterra, Fran�a, Alemanha, Pa�ses Escandinavos, mas "o Brasil � o único mercado com expressão do azeite portugu�s". O empres�rio admitiu que, ap�s a reforma da Pol�tica Agr�cola Comum (PAC), o azeite tornou-se um sector estratégico na agricultura portuguesa e � previs�vel um aumento da produ��o de, pelo menos, 50 por cento em cinco anos, podendo chegar a 100 por cento. A expectativa de Lu�s Folque � de que haja um crescimento do consumo de azeite no Brasil na ordem de 20 por cento nos próximos cinco anos e que Portugal consiga aumentar sua quota de penetra��o. Actualmente a venda de azeite portugu�s no Brasil está mais centrada no eixo Rio-são Paulo, come�ando a expandir-se para o Nordeste brasileiro, alicer�ada pelos investimentos tur�sticos portugueses na regi�o.
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