Livro sobre O Sector Agrícola no Concelho de S. Brás de Alportel. Descarregue grátis

A Biblioteca Municipal de S.Brás de Alportel encheu-se, no passado dia 7 de Fevereiro, de gente oriunda de diversas zonas do Algarve para assistirem à apresentação da edição “O Sector Agrícola no Concelho de S. Brás de Alportel”, da autoria de Ezequiel de Almeida Pinho.

Esta edição para além de dar uma visão sobre os novos enquadramentos, os novos incentivos e as novas opções de política agrícola, para que possam vir a ser mais inclusivos em territórios como o de S. Brás de Alportel, pretende também caracterizar a situação agrícola actual e fazer um acompanhamento temporal de como chegámos aqui e de como estamos actualmente.

“No final da apresentação foi unânime o reconhecimento da importância de trabalhos desta natureza não só para zona geográfica que a obra contempla, como também para toda a região do Algarve e para o sector agrícola em particular”, refere uma nota da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), que editou a obra.

O Sector Agrícola no Concelho de S. Brás de Alportel

O autor do livre salienta que “temos hoje novos instrumentos de intervenção. Legislação recente reconhece a relevância económica e social da Agricultura Familiar, consagrando o seu estatuto. Ao mesmo tempo é também reconhecido o carácter diferenciado do empreendedorismo em meio rural, consagrando igualmente um estatuto para o Jovem Empresário Rural”.

E acrescenta Ezequiel de Almeida Pinho que “do novo enquadramento para as ajudas comunitárias, espera-se um reforço das preocupações pelo ambiente, pela sustentabilidade, pelo respeito, pela protecção, pela recuperação dos recursos naturais, um reconhecimento mais claro dos sistemas e modos de produção que favorecem esses recursos, novos factores de definição da qualidade dos alimentos, reforço da segurança alimentar”.

“Tudo aponta para que novos enquadramentos, novos incentivos e novas opções de política agrícola, possam vir a ser mais inclusivos para territórios como S. Brás de Alportel. Saber como estamos e como aqui chegámos, caracterizar bem a nossa situação actual, constitui o primeiro passo para que possamos manter uma expectativa optimista quanto ao futuro”, diz ainda Ezequiel de Almeida Pinho.

Pode fazer download da obra aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo
Anterior O condado mais ocidental da europa e seu xerife - João Adrião
Próximo Governance em empresas agrícolas de base familiar

Artigos relacionados

Nacional

Governo quer mais 170 militares no combate aos incêndios e cibersegurança

O Governo vai aprovar em breve o aumento dos efetivos nas Forças Armadas
O ministro da Defesa, Joao Gomes Cravinho explicou aos deputados que o combate aos incêndios e a ciberdefesa motivam o aumento de 170 militares já […]

Nacional

Ciberataques e alterações climáticas na agenda dos chefes da diplomacia da União Europeia

No âmbito da presidência rotativa da UE, agora encabeçada pela Finlândia, os responsáveis pelas pastas dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de cada país rumam a Helsínquia para participar nestas reuniões ministeriais, […]

Notícias gastronomia

Mais carne, leguminosas, raízes e tubérculos. Olhar para o “prato” do mundo na próxima década

O consumo de leguminosas, raízes e tubérculos deverá crescer 1,9% por ano em todo o mundo até 2028, de acordo com um relatório hoje divulgado, […]