Live-stream: Innovation Talk – O papel dos CoLABs no reequilíbrio das assimetrias territoriais

A Agência Nacional de Inovação (ANI) está a promover, para o próximo dia 22 de outubro, mais uma Innovation Talk, desta vez dedicada ao papel dos Laboratórios Colaborativos no reequilíbrio das assimetrias territoriais. A sessão, que decorrerá em direto através da página de Facebook da ANI, será dinamizada em parceria com o CoLAB Vines & Wines.

A existência de CoLABs sediados em regiões de baixa densidade demográfica é uma demonstração do dinamismo e ambição de certos sectores de actividade nestas regiões, com um papel importante na fixação de pessoas altamente qualificadas, maioritariamente jovens. Por outro lado, estes próprios CoLABs sofrem as consequências da sua localização, sentindo por vezes dificuldades em recrutar e manter o pessoal mais adequado para determinadas funções. Assim, esta sessão incidirá na discussão sobre a melhor forma dos Laboratórios Colaborativos ajudarem a contrabalançar as dinâmicas das regiões em que estão inseridos, e, por outro, sobre a forma como estas entidades poderão conviver com as dificuldades que advém da sua localização geográfica.

A conversa, moderada por Rosa Amador, representante do CoLAB Vines & Wines, contará com a presença de António Fontaínhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Marquez Filipe, Chief Operating Officer da Symington Family Estates e presidente da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial e de Gonçalo Amorim, membro da direação do CoLAB Food4Sustainability.

Comente este artigo
Anterior Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Outubro de 2020
Próximo Arrancou a campanha da azeitona e a previsão é de que o consumo de azeite aumente 7% em 2020/2021

Artigos relacionados

Sugeridas

Syngenta vence Prémio Moneris de Agricultura na Agroglobal

A Syngenta é grande vencedora do “Prémio Moneris de Agricultura” com o seu stand Virtual 360º na Agroglobal. O júri foi unânime na escolha do stand da Syngenta como o mais criativo […]

Últimas

Resumo Climatológico de janeiro

O mês de janeiro de 2020, em Portugal continental, classificou-se como quente e seco (Figura 1). […]

Nacional

Programa de Desenvolvimento Rural atinge 74% de execução – ministra

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 atingiu, até ao final de 2020, 74% de execução e uma taxa de compromisso de 99%, anunciou hoje, no parlamento, a Ministra da Agricultura. […]