Lei de vistos de negócios para portugueses será reintroduzida no Congresso dos EUA

Lei de vistos de negócios para portugueses será reintroduzida no Congresso dos EUA

[Fonte: Açoriano Oriental]

Uma nova proposta de lei com o objetivo de aprovar duas categorias de vistos de negócios para cidadãos portugueses será reintroduzida já em janeiro no Congresso norte-americano, disse à Lusa fonte do gabinete do congressista lusoamericano Jim Costa.

A legislação conhecida pelo acrónimo AMIGOS Act e formalmente designada “Advancing Mutual Interests and Growing Our Success Act” não chegou a ser votada na Câmara dos Representantes até ao final do último Congresso, quando os esforços estiveram concentrados na aprovação de um pacote legislativo para a agricultura.

Esta proposta pretende dar aos cidadãos portugueses acesso aos vistos E-1 e E-2, que são atribuídos a pessoas que queiram entrar nos Estados Unidos para trocas comerciais ou investimentos “significativos”.

Embora estes vistos já estejam disponíveis para outros países europeus, Portugal não faz parte desse lote. O AMIGOS Act tinha sido originalmente introduzido no ano passado para modificar a situação, com autoria de dois congressistas lusoamericanos da Califórnia, Jim Costa e David Valadão, e David Cicilline, do 1º distrito de Rhode Island.

David Valadão não conseguiu a reeleição nas intercalares de novembro e por isso o esforço de reintrodução será liderado por Jim Costa, que representa o 16º distrito da Califórnia.

O lusoamericano de Fresno, no vale central da Califórnia, chegou a considerar a hipótese de incluir o AMIGOS Act “num pacote legislativo mais abrangente” quando percebeu que seria pouco provável que passasse “como uma proposta de lei sozinha”, disse à Lusa.

Foi colocada a hipótese de “fazer parte do pacote orçamental” que continuaria a “financiar o Governo até março”, mas tal não sucedeu porque o Presidente dos EUA, Donald Trump, exigiu a inclusão de financiamento para o muro com o México no novo orçamento, originando o ‘shutdown’ (paralisação parcial da Administrção norte-americana), que decorre há 25 dias, o mais longo da história dos Estados Unidos.

As trocas entre empresas portuguesas e norte-americanas ultrapassam os quatro mil milhões de dólares anuais, o que é um incentivo para passar este ‘visa waiver’ para investidores portugueses, segundo Jim Costa.

Eleito como congressista pela primeira vez em 2004, o lusodescendente é neto de portugueses que emigraram dos Açores para os Estados Unidos. Nas eleições de 06 de novembro do ano passado, o democrata derrotou a opositora republicana Elizabeth Heng na corrida ao 16º distrito da Califórnia, que abrange a região central do vale de San Joaquin.

Comente este artigo

O artigo Lei de vistos de negócios para portugueses será reintroduzida no Congresso dos EUA foi publicado originalmente em Açoriano Oriental

Anterior CDS questiona Governo sobre plano de contenção relativo à Xylella fastidiosa
Próximo Cuando finaliza un contrato ¿el arrendatario tiene que ceder los derechos de pago básico?

Artigos relacionados

Nacional

Seca – Campanha de Rega 2018 será preocupante

O ano 2018 antevê-se preocupante face às escassas disponibilidades de água. A precipitação não tem sido em quantidade suficiente para fazer recuperar os níveis de armazenamento das albufeiras, em especial no sul do País, que no final do verão passado tinham ficado com níveis críticos.
Os regantes estão preocupados com o impacto que a falta de água poderá ter na produção alimentar e suas consequências sociais, […]

Últimas

Mais de 110 vinhos nacionais apresentados em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

[Fonte: Gazeta Rural]

De 8 a 12 de Abril a diversidade e qualidade dos vinhos portugueses vão ser dadas a conhecer junto de profissionais e consumidores de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A iniciativa, promovida pela ViniPortugal, reúne uma comitiva de mais de 20 agentes económicos que levarão mais de 110 vinhos criados a partir de 250 castas de origem nacional. […]

Últimas

Quais os insetos que podem transmitir Xylella fastidiosa às plantas?

[Fonte: Vida Rural]

Quais são os insetos que podem transmitir Xylella fastidiosa às plantas, como atuam e como podemos agir? Em Portugal, existem muitos insetos potencialmente vetores de Xylella fastidiosa dada a abundância de plantas hospedeiras da bactéria e dos vetores. […]