A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO) vão lançar, a 29 de junho de 2022, o relatório “OCDE-FAO Panorama Agrícola 2022-2031”.
O evento vai decorrer online, das 10h00 às 11h00, tendo acesso livre. | Acesso à transmissão do evento (link)
O relatório “OCDE-FAO Panorama Agrícola 2022-2031” fornece uma análise dos mercados nacionais, regionais e globais de commodities para a próxima década, constituindo uma referência para o planeamento de políticas associadas ao setor agrícola. A publicação disponibiliza projeções para produção, consumo, comércio e estimativa de preços para alimentos (exemplos: cereais, oleaginosas, frutas tropicais, leguminosas, açúcar, carne, laticínios, peixe) no período de 2022 a 2031.
Entre as mensagens-chave do relatório para os próximos dez anos, destaca-se:
- A interrogação da capacidade do setor agrícola para conseguir alimentar uma população crescente e simultaneamente reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.
- A tendência de crescimento sustentável da produtividade agrícola em cerca de 28%, o triplo do aumento registado na última década.
- O impacto em larga escala da invasão russa à Ucrânia sobre mercados agrícolas globais e segurança alimentar. Com particular incidência nos mercados globais de cereais, alterando as tendências dos mercados de trigo na próxima década.
- A importância de um sistema de comércio multilateral regulado e transparente em prol do bom funcionamento dos mercados globais e melhor resposta (curto e médio prazo) a desafios.
Consulta do relatório:
→ Relatório ←
O artigo foi publicado originalmente em GPP.