Inventário florestal com eucalipto a ganhar terreno

Inventário florestal com eucalipto a ganhar terreno

[Fonte: Voz do Campo]

O último inventário florestal tornado hoje úblico, mostra que o eucalipto tem vindo a ocupar zonas que eram antes de pinheiro bravo e de sobreiro, representando nesta altura mais de um quarto da nossa floresta nacional.

São mais de 840 mil hectares de eucalipto a ocuparem 26% da floresta portuguesa. Os números mostram que entre 2005 e 2015 o eucaliptal cresceu 7%, um facto que atrofia o pinheiro bravo e o sobreiro.

Assim, na última década o eucalipto ganhou mais área em território nacional, sendo provável a continuidade desta tendência uma vez que é uma espécie com rentabilidade positiva.

Comente este artigo

O artigo Inventário florestal com eucalipto a ganhar terreno foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Mercadona chega a Portugal. Porque estão as outras lojas com medo?
Próximo Balcão do Beneficiário - Serviços indisponíveis para manutenção - fim de semana de 29/30 de junho

Artigos relacionados

Últimas

Agricultores reagem: “as vacas não estão num arranha-céus onde se deposita comida”

[Fonte: Público]
A apresentação do roteiro para a Neutralidade Carbónica em 2050 foi um “momento de propaganda política” no qual o ministro abordou a necessidade de reduzir a produção pecuária, mais concretamente a produção de gado bovino, entre 25% a 50%, […]

Últimas

Alqueva garante o reforço de água a todos os perímetros de rega confinantes,mas há regras a cumprir

A Reserva de água que hoje existe em Alqueva é suficiente para mais dois anos sem afluências significativas e capaz de responder às necessidades agrícolas e de abastecimento público na sua área de influência.
Contrariamente ao que tem vindo a público, o Projeto de Alqueva tem capacidade para satisfazer TODAS as necessidades de água para a agricultura na região equipada pelo sistema, […]

Eventos

Encontros de Networking – Inovação nas fileiras do Mel e dos Cogumelos – 9 de Novembro 2017 – Portalegre

Gostaria de partilhar experiências empreendedoras, saber mais sobre inovação e investimentos na fileira dos recursos silvestres?
A ADPM e a INOVISA vão promover encontros de Networking dirigidos aos diferentes intervenientes dos recursos silvestres do Alentejo (produtores, transformadores, utilizadores), como forma de contribuir para o estabelecimento de novas parcerias, […]