Sete incêndios estavam ativos em Portugal Continental pelas 00:30 de hoje, estando a ser combatidos por 350 operacionais, assistidos por 105 veículos, com a maioria empenhados em fogos nos concelhos de Penafiel e Almada.
De acordo com informação disponível na página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio que deflagrou em Canelas, no concelho de Penafiel, pelas 03:30 de sábado, era às 00:30 de hoje o que tinha mais meios envolvidos: 153 operacionais assistidos por 46 veículos.
Este incêndio chegou a estar em fase de resolução ao início da tarde de sábado, mas acabou por voltar a estar ativo algumas horas depois.
Também a envolver mais de uma centena de operacionais, estava pelas 00:30 de hoje o fogo que deflagrou pelas 16:40 de sábado numa zona florestal junto à praia de São João, na Costa da Caparica, concelho de Almada.
Este incêndio estava, às 00:30, a ser combatido por 124 operacionais, apoiados por 40 veículos.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio rural, o Governo determinou no sábado a declaração da situação de alerta no continente, que vigora entre as 00:00 de hoje e as 23:59 de terça-feira.