Incêndios: Risco máximo e muito elevado no interior Norte e Centro

Incêndios: Risco máximo e muito elevado no interior Norte e Centro

Treze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Santarém e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que está prevista possibilidade de trovoada no interior norte e vento forte nas terras altas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco muito elevado de incêndio estão hoje mais de 130 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.

Em risco elevado o IPMA coloca mais de 30 municípios dos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Évora, Portalegre, Beja e Faro.

O risco de incêndio, que se manterá elevado nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou na terça-feira que o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios vai passar a azul, o mais baixo, a partir das 00:00 de hoje devido ao desagravamento das condições meteorológicas, avançou hoje a Proteção Civil.

O estado de alerta especial azul significa que o grau de risco é moderado, existindo as condições para a ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais.

Na terça-feira, os distritos de Castelo Branco, Évora, Portalegre e Santarém estavam em estado de alerta vermelho, o mais grave, e os restantes em laranja (segundo mais grave), à exceção de Lisboa, Setúbal e Faro, que estavam em amarelo.

O IPMA prevê para hoje possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde e vento por vezes forte nas terras altas. Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e da temperatura máxima no litoral oeste.

As temperaturas máximas devem subir hoje até aos 36.º (Évora e Beja) e as mínimas não vão baixar dos 17.º (Leiria)

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior Ferrugem amarela ameaça trigo nacional
Próximo Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 13 a 19 Julho 2020

Artigos relacionados

Últimas

Desperdício alimentar e efeitos COVID-19 | Questionário

A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) pretende desenvolver um retrato do impacto da pandemia causada pela Covid-19 ao nível das perdas e desperdício […]

Últimas

Alter do Chão recebe cimeira internacional sobre economia do cavalo em 2020

Facebook
Twitter
Google+
Pinterest
WhatsApp


A Câmara Municipal de Alter do Chão vai apresentar, a 24 de abril, a primeira edição da Alter International Horse Summit, […]

Últimas

Agroforestry in the European Union

Agroforestry is a very ancient agricultural practice that is still widely implemented in certain EU countries, and is gaining renewed interest due to its many economic and environmental benefits. […]