Ferrugem amarela ameaça trigo nacional

Ferrugem amarela ameaça trigo nacional

Por se encontrar numa zona de alto risco às alterações climáticas, toda a bacia mediterrânica, Portugal incluído, sofre já dos impactos de pragas e doenças vegetais mais agressivas e mais difíceis de combater. É o caso do fungo que produz a ferrugem amarela do trigo, cuja evolução originou raças adaptadas a temperaturas mais elevadas.

Esta doença afeta o trigo e outros cereais em diversos países  e põe em causa o futuro e a estabilidade das culturas cerealíferas portuguesas. Trata-se de uma luta contra um agente patogénico biologicamente dinâmico, que, se não for travada atempadamente, pode provocar danos socias e económicos avultados.

Saiba mais sobre esta doença, o seu ciclo de vida e processo de transmissão, controlo e prevenção bem como o potencial da inovação científica num trabalho da equipa dos investigadores Paula Rodrigues Oblessuc, Miguel Teixeira, Pedro Rosa e Annalisa Somma do InnovPlantProtect CoLab.

Artigo publicado na edição de julho/agosto da revista VIDA RURAL. Tenha acesso à revista aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior 10 mil pipas de reserva qualitativa, menos 8 milhões no bolso dos viticultores
Próximo Incêndios: Risco máximo e muito elevado no interior Norte e Centro

Artigos relacionados

Últimas

IVDP – Port Wine day 2017 em números, testemunhos , fotografias e vídeo

A programação deste ano do Port Wine day abrangeu, assim, várias atividades concretizadas ao longo das comemorações que levaram o Vinho do Porto, em diversos tipos de prova e consumo, a um número incalculável de apreciadores de vários países.

Nacional

Fundo europeu de solidariedade mais desburocratizado e abrangente

Ao que se sabe, o Governo Português entregou a 18 de Julho, à Comissão Europeia (CE), uma candidatura às Ajudas “de emergência” no âmbito do Fundo Europeu de Solidariedade (FES) para acudir a prejuízos provocados pelos Incêndios Florestais na Região Centro, […]

Sugeridas

Grupo Luís Vicente com 15 mil toneladas de fruta vendidas este ano

Este ano o Grupo Luís Vicente produziu e comercializou 15 mil toneladas de fruta portuguesa e espera atingir quase 100 milhões de euros de faturação com impulso da marca Maria. […]