A Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários (Fenapecuária) pediu hoje ao Governo a criação de apoios para este setor, nomeadamente para a alimentação animal, face aos incêndios.
“Salientando a necessidade de os prejuízos serem rapidamente calculados pelas entidades responsáveis, a Fenapecuária apela ao Governo e seus organismos que procedam à criação de medidas de apoio à alimentação dos animais, dirigidas aos produtores pecuários”, indica, em comunicado.
A federação sublinhou que esta resposta tem de garantir que os animais continuam a ter alimentos disponíveis e que se evite a perda de atividade pecuária nas regiões afetadas pelos incêndios.
A Fenapecuária destacou ainda que, em muitos territórios, esta atividade assume um “papel fundamental na coesão territorial”.
O Governo decidiu hoje, em Conselho de Ministros, renovar a situação de alerta no país até ao próximo dia 13 de agosto devido ao risco de incêndio florestal, avançou a ministra da Administração Interna.
Em conferência de imprensa realizada após a reunião do Conselho de Ministros, Maria Lúcia Amaral disse que o Governo decidiu renovar a situação de alerta, tendo como base dois motivos principais: a continuação de temperaturas elevadas em todo o país para os próximos dias e a diminuição de ignições devido às proibições determinadas.
A situação de alerta foi declarada pelo Governo, pela primeira vez este ano, no passado sábado e a tutela mantém agora as proibições determinadas na semana passada.
Entre as medidas em vigor está a proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como a realização de queimas e queimadas, ficando igualmente suspensas as autorizações emitidas para esse período.
A situação de alerta implica também a proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e rurais com o recurso a maquinaria e o uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos. Neste caso, também as autorizações já emitidas ficam suspensas.