Incêndios: Catorze concelhos de quatro distritos do continente em risco máximo

Incêndios: Catorze concelhos de quatro distritos do continente em risco máximo

Catorze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro), Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Nisa (Portalegre), Mação (Santarém) e Proença-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

De acordo com o IPMA, há também mais de 80 concelhos de vários distritos do continente em risco elevado.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões de Portugal continental pelo menos até domingo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, temporariamente com períodos de maior nebulosidade no litoral Centro até início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas, até início da manhã e a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro e subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Leiria) e os 20 (em Portalegre) e as máximas entre os 23 (no Porto e em Aveiro) e os 36 (em Évora e Beja).

Comente este artigo
Anterior Comunicar agricultura: dois mais dois são quatro? - Cristina Nobre Soares
Próximo Região sul com aumento da área em seca meteorológica no final de maio

Artigos relacionados

Nacional

Um terço da produção alimentar mundial em risco caso se mantenham emissões de gases – estudo

Um terço da produção mundial de alimentos pode estar em risco até final do século, caso se mantenham as atuais emissões de gases com efeito de estufa, alerta um estudo de uma […]

Nacional

Pelo andar da carruagem… Contas à vindima com surpresas – João Paulo Martins

Ainda é cedo, mas muita coisa já se pode dizer sobre a vindima deste ano. Afirmar que foi esquisita é pouco, é melhor declarar que teve a “anormalidade costumeira” […]

Comunicados

PDR2020: Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas

Esta operação tem como objetivo apoiar a realização de investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas destinados a: […]