A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) em colaboração com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB/ESA) e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBP-BI), realiza o III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais (CNPAM2022), sob a forma presencial, de 24 de março a 26 de março de 2022, em Castelo Branco.
Na sequência das edições anteriores, em 1996 em Vilamoura e em 2007 no Parque Nacional Peneda-Gerês, é oportuno, que se efetue a atualização e análise da evolução do setor que envolve a produção, seleção, melhoramento, biotecnologia, transformação e utilização das PAM a nível nacional e ibérico (resultado de constantes parcerias raianas) e cujo aumento do conhecimento e de produtores tem sido notório no nosso País.
Este Colóquio pretende juntar técnicos, investigadores, estudantes, produtores, industriais e demais agentes da fileira, contribuindo para a atualização de dados sobre o setor e a partilha de conhecimentos sobre as potencialidades desta flora tão diversificada e extremamente rica que possuímos, para além, das condições edafoclimáticas nacionais que potenciam produtos de elevada qualidade.
Local do evento: Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Quinta da Senhora de Mércules, 6000-909 Castelo Branco.
Datas: 24 e 25 de março de 2022 (Encontro Técnico-Científico)
26 de março ( Visita técnica e encontro de produtores)
Toda a informação pode ser obtida no site da APH em https://aphorticultura.pt/cnpam2022/
Datas importantes:
Submissão de resumos de comunicações (oral e poster): 30-11-21
Aceitação de resumo: 17-12-21
Submissão de artigo completo para as atas: 28-01-22
Os resumos são, nesta fase, submetidos on line em https://aphorticultura.pt/cnpam2022/., tendo em conta as seguintes temáticas:
- Fileira das Plantas Aromáticas Medicinais e Condimentares(PAMC)
- Inovação e aplicações das PAM
- As PAM na terapêutica
- Do conhecimento das plantas às suas potencialidades
Informação enviada pela Associação portuguesa de Horticultura, membro da Rede Rural Nacional.
Discussão sobre este post