ICNF e Gemüsering Portugal controlam ratos com aves de rapina

ICNF e Gemüsering Portugal controlam ratos com aves de rapina

Uma experiência inovadora está a ser realizada numa empresa agrícola, a Gemüsering Portugal, sediada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Cavaleiro, concelho de Odemira. Trata-se de minimizar os prejuízos agrícolas causados por ratos, através do uso de corujas, revela o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Um casal de corujas e respectivas crias (sobretudo se se tratar da Coruja-das-torres Tyto alba ou da Coruja-do-mato Strix aluco) consomem milhares de ratos num ano, limitando muito as perdas dos agricultores e evitando a introdução de produtos tóxicos no ambiente rural.

Geralmente os agricultores tentam livrar-se dos ratos com raticidas o que, para além de lhes criar dificuldades na certificação e comercialização dos produtos, “é uma péssima opção ambiental porque são venenos que entram na cadeia alimentar”, explica fonte institucional do ICNF.

Objectivo do projecto 

O objectivo deste projecto é proporcionar condições de fixação de casais de corujas no espaço agrícola, onde geralmente escasseiam árvores velhas e outros potenciais locais de nidificação, através da colocação de ninhos artificiais.

Este projecto de conservação da natureza e simultaneamente de educação ambiental resulta de uma colaboração entre o ICNF, a empresa agrícola Gemüsering Portugal e o Agrupamento de Escolas de Odemira, onde são construídos os ninhos.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Taxas dos EUA. Impactos negativos nas vendas de queijo de São Jorge? “Açores assume responsabilidades”
Próximo EUA anunciam aumento no imposto sobre aviões da Airbus

Artigos relacionados

Últimas

Barragem rebenta na região de Salvador da Baía. Cidade de Pedro Alexandre decreta estado de calamidade

Uma barragem na localidade Quati, localizada a cerca de 430 quilómetros de Salvador, no Brasil, rompeu-se esta quinta-feira, provocando a evacuação de duas cidades: Pedro Alexandre, […]

Nacional

Bruxelas mantém pressão sobre Brasil com acordo União Europeia-Mercosul

A comissária europeia do Comércio advertiu hoje o Brasil que será “complicado” completar o processo de ratificação do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul caso as autoridades brasileiras não façam tudo ao seu alcance para proteger a Amazónia. […]

Últimas

ADIADO – Odemira recebe VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos – 22 e 23 de Maio de 2020

Nos dias 22 e 23 de Maio de 2020, tem lugar em Odemira o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos. […]