O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) confirmou um foco de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) do subtipo H5N1 num estabelecimento comercial de criação de galinhas reprodutoras, localizado em Montenegro, estado do Rio Grande do Sul, no passado dia 15 de maio.
Este é o primeiro foco de GAAP confirmado num estabelecimento de produção avícola comercial no Brasil.
A suspeita de doença foi comunicada aos serviços oficiais do Brasil a 12 de maio, na sequência de mortalidade aguda acompanhada de sinais clínicos do foro neurológico e digestivo, tendo a exploração em questão sido colocada, de imediato, sob quarentena.
As autoridades brasileiras publicaram uma portaria no seu jornal oficial que declara o estado de emergência zoossanitária, por um período de 60 dias, no município de Montenegro, abrangendo uma área de 10 quilómetros em torno do estabelecimento avícola afetado, estando em curso as medidas de controlo e erradicação do foco, incluindo o abate e destruição do efetivo do estabelecimento afetado e a limpeza e desinfeção do mesmo. Será ainda implementada vigilância reforçada dos estabelecimentos avícolas localizados neste raio de 10 km.
O MAPA divulgou uma nota oficial no seu portal.
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.