A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural apela aos Açorianos, nesta época quaresmal, para que consumam produtos agroalimentares produzidos na Região Autónoma dos Açores.
Ao consumir produtos produzidos na Região, diz a tutela, a população contribui para a promoção e criação de emprego, bem como a fixação de jovens, contrariando o despovoamento.
Ao mesmo tempo, combatem-se as alterações climáticas, ajuda-se o ambiente e diminui-se a dependência alimentar do exterior, entre outros benefícios inerentes ao consumo de produtos regionais.
É de salientar que os agroalimentos produzidos nos Açores têm qualidade intrínseca, contribuem para a prevenção de doenças, chegam à população de cadeias de produção de proximidade e respeitam as normas de segurança alimentar.
Nesse sentido, os agroalimentos da Região resultam de um saber fazer histórico, de uma geografia banhada por um imenso oceano Atlântico e de um clima característico, o que lhes confere propriedades organoléticas distintas, concretiza a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.