Governo disponibiliza 5,5 milhões para apoiar empresas do setor florestal

Governo disponibiliza 5,5 milhões para apoiar empresas do setor florestal

O Governo disponibilizou hoje 5,5 milhões de euros para apoiar investimentos em tecnologia de colheita, mobilização, concentração, triagem, comercialização e primeira transformação de produtos florestais.

“Estes apoios têm como objetivo reforçar a capacidade produtiva das pequenas e médias empresas do setor florestal e fomentar a modernização do tecido empresarial do setor”, indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

São elegíveis projetos que envolvam um custo entre 25.000 euros e 4.000.000 euros de investimento total, “sendo que este limite máximo não se aplica às candidaturas apresentadas por agrupamentos ou organizações de produtores florestais e organizações de comercialização de produtos da floresta”.

De acordo com o Governo, o montante do apoio é calculado com base nos investimentos elegíveis, apurados em sede de análise nos termos “apoio não reembolsável até 1.000.000 euros de investimento elegível e subvenção reembolsável para o restante investimento elegível”.

Para este apoio são elegíveis projetos que se destinem “a promover operações de abate, rechega, concentração, triagem e transporte de material lenhoso, incluindo a biomassa florestal e extração, recolha, armazenamento e transporte de resina, ou que promovam a primeira transformação da madeira, da biomassa florestal e da resina”.

O concurso destina-se a todo o território nacional e é admitida apenas uma candidatura por beneficiário.

As candidaturas podem ser submetidas até 30 de agosto, através de um formulário eletrónico disponível na página da internet do Portugal 2020 ou do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Mangualde recebe sessão dos Fóruns de Modernização da Agricultura do Crédito Agrícola
Próximo Bioplásticos e ondas gravitacionais dão vitória a jovens cientistas

Artigos relacionados

Nacional

A ecologia e os ecólogos

A definição do conceito de ecologia deve-se ao investigador e ilustrador alemão Ernst Haeckel que morreu há, precisamente, 100 anos. Por ecologia entende-se o estudo de todas as complexas interrelações entre organismos e o meio envolvente, […]

Nacional

Incêndios. Proença-a-Nova aprova plano de defesa da floresta de terceira geração

“Sendo a floresta sempre uma prioridade de intervenção, e depois do esforço realizado para se ter de forma atempada o PMDFCI de terceira geração, […]

Comunicados

IFAP: Pagamentos julho 2020

Durante o mês de julho de 2020, o IFAP procedeu a pagamentos* num montante total de cerca de 46,4 milhões de euros, dos quais se destacam os […]