Governo disponibiliza 5,5 milhões para apoiar empresas do setor florestal

Governo disponibiliza 5,5 milhões para apoiar empresas do setor florestal

O Governo disponibilizou hoje 5,5 milhões de euros para apoiar investimentos em tecnologia de colheita, mobilização, concentração, triagem, comercialização e primeira transformação de produtos florestais.

“Estes apoios têm como objetivo reforçar a capacidade produtiva das pequenas e médias empresas do setor florestal e fomentar a modernização do tecido empresarial do setor”, indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

São elegíveis projetos que envolvam um custo entre 25.000 euros e 4.000.000 euros de investimento total, “sendo que este limite máximo não se aplica às candidaturas apresentadas por agrupamentos ou organizações de produtores florestais e organizações de comercialização de produtos da floresta”.

De acordo com o Governo, o montante do apoio é calculado com base nos investimentos elegíveis, apurados em sede de análise nos termos “apoio não reembolsável até 1.000.000 euros de investimento elegível e subvenção reembolsável para o restante investimento elegível”.

Para este apoio são elegíveis projetos que se destinem “a promover operações de abate, rechega, concentração, triagem e transporte de material lenhoso, incluindo a biomassa florestal e extração, recolha, armazenamento e transporte de resina, ou que promovam a primeira transformação da madeira, da biomassa florestal e da resina”.

O concurso destina-se a todo o território nacional e é admitida apenas uma candidatura por beneficiário.

As candidaturas podem ser submetidas até 30 de agosto, através de um formulário eletrónico disponível na página da internet do Portugal 2020 ou do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Mangualde recebe sessão dos Fóruns de Modernização da Agricultura do Crédito Agrícola
Próximo Bioplásticos e ondas gravitacionais dão vitória a jovens cientistas

Artigos relacionados

Últimas

Área ardida em Mação e Vila de Rei equivale a quase o dobro da cidade do Porto

A área ardida em Mação e Vila do Rei é já de 69 quilómetros quadrados, o equivalente a quase duas vezes a área da cidade do Porto, […]

Dossiers

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 13 a 19 Maio 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Após 3 semanas de interregno, as cotações médias nacionais do porco classe E e do porco classe S voltaram a subir em relação à […]

Últimas

Governo estima haver entre 200 e 300 agricultores afectados pelos fogos em Mação e Vila de Rei

 O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, estimou nesta terça-feira que entre 200 e 300 agricultores possam candidatar-se aos apoios para as explorações afectadas pelos incêndios de Mação e Vila de Rei, […]