Governo apresenta plano de combate ao desperdício alimentar no final do ano

[Fonte: Vida Rural]

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, anunciou esta semana que até ao final do ano será apresentado pelo Governo um plano nacional de combate ao desperdício alimentar. Para isso, será criada uma Comissão Nacional de Combate que incluirá dez ministérios e várias entidades da sociedade civil portuguesa.

Numa nota enviada às redações, o Gabinete do Secretário de Estado revela que Luuís Vieira está “totalmente empenhado em colaborar com as várias entidades da sociedade civil que têm feito um trabalho notável em prol de uma causa tão válida como esta, para resolver um problema de fundo que afeta todos”.

“O Governo já definiu uma estratégia de combate ao desperdício alimentar, para a implementação da qual será criada uma Comissão Nacional de Combate a esse mesmo desperdício, que irá ter uma abrangência de vários ministérios”, revela.

Este plano irá incluir uma estratégia de combate ao desperdício alimentar, mas também um plano de ação com “objetivos concretos” que se deverá traduzir numa maior consciencialização da sociedade civil para esta problemática.

De acordo com dados recentemente divulgados pela FAO, a nível mundial, um terço dos alimentos são desperdiçados. Numa entrevista publicada pela revista VIDA RURAL em 2014, Hélder Muteia, representante da FAO em Portugal, já defendia a necessidade de olhar para o desperdício alimentar.

“Para que o mundo continue provedor, habitável e digno, parecem inevitáveis as metas de produzir mais alimentos, degradar menos a base de recursos que sustenta a vida no planeta (solos, ar, água, florestas e fauna), reduzir o desperdício de alimentos em todas etapas da cadeia de valor dos alimentos, desenvolver o espírito da partilha de alimentos e outros bens. Uma questão cada vez mais presente é a necessidade de migrar para sistemas alimentares que desperdicem menos alimentos”, referia.

O post Governo apresenta plano de combate ao desperdício alimentar no final do ano aparece primeiro no Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Publicada lista de variedades recomendadas de trigo duro
Próximo E a sua marca, o que quer ser quando for grande?

Artigos relacionados

Últimas

ANIPLA apresenta a SMART FARM – Demonstração da agricultura moderna e sustentável

A ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, apresenta a primeira quinta inteligente em território nacional: a SMART FARM. Localizada na Companhia da Lezírias, é um exemplo pioneiro no contexto da produção agrícola sustentável.

Últimas

Fenareg solicitou medidas para o regadio ao secretário de Estado da Energia

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A 4 de Abril, representantes da Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) reuniram com o secretário de Estado da Energia, […]

Nacional

Casa Sabicos Reserva 2013 ganha medalha de excelência da Confraria Bacchus de Albufeira

O vinho tinto alentejano Casa Sabicos Reserva 2013, da Casa Agrícola Santana Ramalho, recebeu a medalha de excelência pela Confraria Bacchus de Albufeira, […]