Governo apresenta plano de combate ao desperdício alimentar no final do ano

[Fonte: Vida Rural]

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, anunciou esta semana que até ao final do ano será apresentado pelo Governo um plano nacional de combate ao desperdício alimentar. Para isso, será criada uma Comissão Nacional de Combate que incluirá dez ministérios e várias entidades da sociedade civil portuguesa.

Numa nota enviada às redações, o Gabinete do Secretário de Estado revela que Luuís Vieira está “totalmente empenhado em colaborar com as várias entidades da sociedade civil que têm feito um trabalho notável em prol de uma causa tão válida como esta, para resolver um problema de fundo que afeta todos”.

“O Governo já definiu uma estratégia de combate ao desperdício alimentar, para a implementação da qual será criada uma Comissão Nacional de Combate a esse mesmo desperdício, que irá ter uma abrangência de vários ministérios”, revela.

Este plano irá incluir uma estratégia de combate ao desperdício alimentar, mas também um plano de ação com “objetivos concretos” que se deverá traduzir numa maior consciencialização da sociedade civil para esta problemática.

De acordo com dados recentemente divulgados pela FAO, a nível mundial, um terço dos alimentos são desperdiçados. Numa entrevista publicada pela revista VIDA RURAL em 2014, Hélder Muteia, representante da FAO em Portugal, já defendia a necessidade de olhar para o desperdício alimentar.

“Para que o mundo continue provedor, habitável e digno, parecem inevitáveis as metas de produzir mais alimentos, degradar menos a base de recursos que sustenta a vida no planeta (solos, ar, água, florestas e fauna), reduzir o desperdício de alimentos em todas etapas da cadeia de valor dos alimentos, desenvolver o espírito da partilha de alimentos e outros bens. Uma questão cada vez mais presente é a necessidade de migrar para sistemas alimentares que desperdicem menos alimentos”, referia.

O post Governo apresenta plano de combate ao desperdício alimentar no final do ano aparece primeiro no Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Publicada lista de variedades recomendadas de trigo duro
Próximo E a sua marca, o que quer ser quando for grande?

Artigos relacionados

Nacional

“Vítimas dos incêndios continuam a precisar de ajuda”, alerta Cáritas de Seia

[Fonte: Rádio Renascença]

Toca a campainha da Cáritas de Seia. Alguém do outro lado pede ajuda para roupa ou alimentação. “Temos para fazer 48 cabazes”, revela à Renascença Américo Correia, que dirige o destino da Cáritas local há quase 20 anos. […]

Nacional

Produção de banana na Madeira regista quebra de 5 mil toneladas em 2018

[Fonte: ffl revista]

A produção de banana na Madeira não deverá ultrapassar as 17 mil toneladas este ano, o que representa um decréscimo de cinco mil toneladas face a 2017, indicou o Governo Regional, explicando que a quebra resulta de factores meteorológicos.
«Devido às intempéries no início do ano, […]

Últimas

Costa desafiado a acudir à floresta portuguesa como se fosse um banco a precisar de resgate”

Paulo Alexandre Amaral, Carlos Santos Neves – RTP 28 Jun, 2017, 18:32 / atualizado em 28 Jun, 2017, 18:40 | Política

“Grande parte das medidas nem sequer precisam de legislação, precisam é de meios financeiros. Algumas, meios muito avultados, que terão de ter incidência no Orçamento do Estado, […]