Governo apresenta plano de combate ao desperdício alimentar no final do ano

[Fonte: Vida Rural]

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, anunciou esta semana que até ao final do ano será apresentado pelo Governo um plano nacional de combate ao desperdício alimentar. Para isso, será criada uma Comissão Nacional de Combate que incluirá dez ministérios e várias entidades da sociedade civil portuguesa.

Numa nota enviada às redações, o Gabinete do Secretário de Estado revela que Luuís Vieira está “totalmente empenhado em colaborar com as várias entidades da sociedade civil que têm feito um trabalho notável em prol de uma causa tão válida como esta, para resolver um problema de fundo que afeta todos”.

“O Governo já definiu uma estratégia de combate ao desperdício alimentar, para a implementação da qual será criada uma Comissão Nacional de Combate a esse mesmo desperdício, que irá ter uma abrangência de vários ministérios”, revela.

Este plano irá incluir uma estratégia de combate ao desperdício alimentar, mas também um plano de ação com “objetivos concretos” que se deverá traduzir numa maior consciencialização da sociedade civil para esta problemática.

De acordo com dados recentemente divulgados pela FAO, a nível mundial, um terço dos alimentos são desperdiçados. Numa entrevista publicada pela revista VIDA RURAL em 2014, Hélder Muteia, representante da FAO em Portugal, já defendia a necessidade de olhar para o desperdício alimentar.

“Para que o mundo continue provedor, habitável e digno, parecem inevitáveis as metas de produzir mais alimentos, degradar menos a base de recursos que sustenta a vida no planeta (solos, ar, água, florestas e fauna), reduzir o desperdício de alimentos em todas etapas da cadeia de valor dos alimentos, desenvolver o espírito da partilha de alimentos e outros bens. Uma questão cada vez mais presente é a necessidade de migrar para sistemas alimentares que desperdicem menos alimentos”, referia.

O post Governo apresenta plano de combate ao desperdício alimentar no final do ano aparece primeiro no Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Publicada lista de variedades recomendadas de trigo duro
Próximo E a sua marca, o que quer ser quando for grande?

Artigos relacionados

Últimas

Azores Wine Company recebe prémio Produtor Revelação do Ano 2016 pela Revista Wine – a Essência do Vinho

A Azores Wine Company foi considerada o Produtor Revelação do Ano 2016 pela Revista Wine – a Essência do Vinho, manifestando a publicação, que os vinhos da Azores Wine Company são de grande qualidade e a empresa “representa uma relevante lufada de ar fresco nos vinhos do arquipélago …num ápice, […]

Nacional

Importadores de vinho de 12 países no In Douro Wine Export Business

[Fonte: Voz do Campo]

A NERVIR – Associação Empresarial traz ao Douro 25 importadores de vinhos de 12 países e de três continentes.
Este encontro de negócios, o In Douro Wine Export Business, está aberto à participação de produtores de vinhos Doc  […]

Últimas

Ideias para melhorar a eficiência energética e o conforto nos bairros socais. Escolha uma e os fundos apoiam a execução

[Fonte: ECO]
O Bairro da Boavista é o bairro social mais antigo da região de Lisboa.
Fachadas isoladas com cortiça, soluções conjuntas de energia solar para aquecer as águas, grelhas para recolher a água da chuva que são posteriormente usadas para irrigação, […]