GNR multa Instituto de Conservação da Natureza por não limpar Mata de Leiria

GNR multa Instituto de Conservação da Natureza por não limpar Mata de Leiria

[Fonte: Rádio Renascença]

Pela primeira vez, a GNR multou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) por falta de limpeza, no caso por não ter limpado a Mata Nacional de Leiria dentro do prazo definido para a limpeza de terrenos no âmbito dos esforços de prevenção de incêndios.

Segundo informações enviadas à Renascença, em causa estão oito situações de falta de limpeza que foram denunciadas à Guarda Nacional Republicana (GNR) em setembro do ano passado.

“Ainda relativamente ao assunto em epígrafe, na sequência de uma denúncia efetuada à Guarda Nacional Republicana via Linha SOS Ambiente, em 25 de setembro de 2018 foram denunciadas oito situações de falta de gestão de combustíveis na Mata Nacional de Leiria”, lê-se no esclarecimento enviado pela GNR por email.

“Na sequência de análise das denúncias reportadas e posterior deslocação ao terreno”, é acrescentado na mesma nota, “entre 9 de outubro e 6 de novembro de 2018 procedeu-se ao levantamento de oito autos de notícia de contraordenação. De referir ainda que não existem mais situações similares na Mata Nacional que tenham sido autuadas pela Guarda Nacional Republicana até à presente data”.

A Renascença já pediu esclarecimentos ao ICNF, mas ainda não obteve qualquer resposta.

À agência Lusa, uma fonte do instituto garantiu que este foi apenas notificado de quatro contraordenações porque foram violadas as normas do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que obriga à remoção de materiais de áreas ardidas numa faixa mínima de 25 metros para cada lado das faixas de circulação rodoviária.

De acordo com o ICNF, as situações que motivaram as multas já estão resolvidas, tendo sido contratada uma empresa para fazer o trabalho de limpeza que, por diversos problemas, não conseguiu executar esse trabalho dentro dos prazos contratados.

Comente este artigo

<span class="feed-rss-footer">O artigo <a title="GNR multa Instituto de Conservação da Natureza por não limpar Mata de Leiria" href="https://rr.sapo.pt/noticia/146140/gnr-multa-instituto-de-conservacao-da-natureza-por-nao-limpar-mata-de-leiria?utm_medium=rss" target="_blank" rel="nofollow noopener"><i>GNR multa Instituto de Conservação da Natureza por não limpar Mata de Leiria</i></a> foi publicado originalmente em <a href="https://rr.sapo.pt/rss/rssfeed.aspx?section=section_noticias" target="_blank" rel="nofollow noopener">Rádio Renascença</a>.</span>

Anterior Brasileiros lançam software de gestão da produção animal
Próximo «O Impacto Das Políticas Europeias No Mundo Rural Português» - Debate Com Os Candidatos ao Parlamento Europeu, 3 de abril, 16H0

Artigos relacionados

Sugeridas

Regime de apoio associado – Prémios animais

[Fonte: IFAP]
O formulário para manifestação de intenção de candidatura aos prémios por vaca em aleitamento, por vaca leiteira e por ovelha e cabra, ano de 2018, encontrou-se disponível até 31 de dezembro de 2017.
Para além desta data, é possível a apresentação tardia do pedido durante mais 25 dias (até 25 de janeiro) com penalização regulamentar de 1% por cada dia útil. […]

Sugeridas

Valorfito renova licença e alarga âmbito de atuação

O Valorfito, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, viu renovada a licença em vigor e passa a integrar a gestão dos resíduos das embalagens dos biocidas de controlo de animais prejudiciais e de proteção da madeira, assim como as embalagens de sementes destinadas a utilização profissional. […]

Últimas

Abril é mês de declarar as existências de suínos

[Fonte: Voz do Campo]

Os proprietários de explorações de suínos devem proceder à submissão da declaração de existências, durante o mês de abril de 2019, reportando-se ao primeiro dia desse mês.
A declaração de existências de suínos poderá ser efetuada diretamente pelo produtor na  […]