GNR avança com Operação Campo Seguro

GNR avança com Operação Campo Seguro

Desde 1 de junho e até ao dia 31 de julho, a Guarda Nacional Republicana (GNR), vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, dando ainda especial atenção aos acidentes com veículos agrícolas (tratores) e possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Durante a operação, a GNR vai promover ações de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos.

Atendendo ao número de acidentes mortais que envolvem veículos agrícolas, os militares irão sensibilizar os utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, para as regras de segurança inerentes à condução e utilização de tais veículos, dando primazia ao contacto pessoal.

Em comunicado a força de segurança explica ainda que, no intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR vai desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal, existindo ainda um reforço do patrulhamento a cavalo. Para fazer face à criminalidade transfronteiriça serão efetuadas ações de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior FENAREG propõe medidas de mitigação dos efeitos seca na agricultura
Próximo Agrogarante leva inovação e competitividade à FNA

Artigos relacionados

Últimas

Cotações – Flores e Folhagens – Informação Semanal – 30 Setembro a 6 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Conjuntura semanal
Alstroeméria – Na Região Norte, na área de mercado de produção Entre Douro e Minho, […]

Últimas

Arquitetura verde da PAC deve ter em conta restantes objetivos

De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura divulgado hoje, a ministra defendeu no Conselho de Agricultura e Pescas (que reúne os governantes setoriais dos países da União Europeia) que a arquitetura verde deve ter em conta o equilíbrio com outros objetivos da PAC, […]

Últimas

O que são produtos ‘priming’?

O que são produtos priming e para que servem? Alejandro de Las Casas, Deputy CEO da Kimitec, explica.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural. […]