Gigante da moda lança coleção com restos de fruta

Gigante da moda lança coleção com restos de fruta

[Fonte: Rádio Renascença]

Segundo a revista “Vogue”, a novidade está nos materiais usados: filhas de abacaxi (Piñatex), fibra de laranja e espuma de algas.

O Piñatex vai ser utilizado para substituir o couro. A fibra da fruta é geralmente queimada ou descartada depois de ser colhida, mas pode agora transformar-se num rendimento para os agricultores que reutilizarem o material, explica a empresa que vai fornecer este tecido, Ananas Anam Ltd.

Também as cascas das laranjas que seriam jogadas fora, transformam-se em tecidos com fio formado de celulose. A sensação do tecido de fibra de laranja é descrita pela empresaOrange Fiber como suave e sedosa ao toque.

O terceiro material de origem sustentável é uma espuma feita de biomassa de algas (o “bloom foam”), que vai compor os sapatos da nova coleção.

O novo calçado acaba com as solas convencionais feitas de derivados de petróleo, de origem fóssil e poluente. De acordo com a empresa fornecedora deste material, Bloom, sedeada nos Estados Unidos, para fazer esses sapatos são usadas cerca de 225 garrafas de plástico.

No início do mês, para promover iniciativas sustentáveis, a H&M Foundation premiou com 300 mil euros o projeto “The Loop Scoop”, da agência alemã “circular.fashion”, na mais recente edição do Global Change Award.

A distinção foi atribuída aos alemães por desenvolver um sistema digital que promete completar o ciclo de cada peça de roupa, desde a fase de desenvolvimento da peça até à reciclagem. A ideia é assegurar que a vida de todos os vestidos, camisolas e casacos do mundo não chegue ao fim quando deixam de ser usadas.

Comente este artigo

O artigo Gigante da moda lança coleção com restos de fruta foi publicado originalmente em Rádio Renascença

Anterior M. Arroyo: “lo importante es que en la PAC 2021-2027 exista un programa específico para el sector del vino”
Próximo Açores querem alterações no POSEI 2020 para reestruturar a produção leiteira

Artigos relacionados

Nacional

Portugal aumentou em 7% a área de cultivo de árvores de fruto

[Fonte: Vida Rural]

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Eurostat, Portugal aumentou em 2.500 hectares (ha) a área dedicada ao cultivo de árvores de fruto, correspondendo a +7% do que o registado em 2012. Os números da entidade de estatística europeia revelam, […]

Últimas

Syngenta lança novo fungicida para o olival

[Fonte: Vida Rural]

A Syngenta acaba de lançar no mercado nacional o Amistar Top, uma nova solução de proteção do olival contra o Olho-de-Pavão.
De acordo com a Syngenta, “o Amistar Top é um fungicida sistémico formulado em mistura pronta à […]

Últimas

A2S promove conferência – À Volta do Vinho – Enoturismo à Prova! – 15 de Novembro 2017 – Sintra

A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia organiza a Conferência Temática “À Volta do Vinho – Enoturismo à Prova!” que se vai realizar no próximo dia 15 de novembro de 2017, pelas 14h00 na Adega Regional de Colares em Sintra.
Trata-se de um evento que visa aprofundar e debater a temática do Enoturismo, […]