Fundo Florestal Permanente dá 10.000 euros para combater vespa asiática em Oleiros

Fundo Florestal Permanente dá 10.000 euros para combater vespa asiática em Oleiros

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Município de Oleiros viu aprovada a candidatura de apoio financeiro para destruição dos ninhos de vespa velutina, também conhecida por asiática, tendo auferido o montante máximo por beneficiário de 10.000 euros.

Esta medida insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta” (previsto no Regulamento do Fundo Florestal Permanente) e pretende, com este financiamento, apoiar os municípios na tarefa de detecção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina.

Fonte institucional da autarquia de Oleiros recorda que, a conhecida vespa asiática é um predador de abelhas e de outros insectos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.

Luta à velutina

Nos últimos dois anos, a autarquia, através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil e Gabinete Técnico Florestal, tem vindo a resolver as situações dos ninhos identificados, pelos seus próprios meios e recursos. No entanto, o surgimento de casos de avistamentos de ninhos tem aumentado significativamente, pelo que se torna fundamental o investimento neste tipo de luta.

No presente ano, diz a autarquia, já foram destruídos alguns ninhos primários pelo SMPC/GTF, pedindo assim a colaboração da população na identificação dos mesmos, cuja destruição vai impedir o nascimento de centenas de obreiras desta espécie.

Poderão fazê-lo através do contacto com o município, ou ainda, na plataforma online SOS Vespa (aqui), para posterior validação da informação por estes serviços.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Fundo Florestal Permanente dá 10.000 euros para combater vespa asiática em Oleiros foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Continente vai comprar 550 toneladas de cereja a produtores portugueses
Próximo Centros de Competência marcam presença na Feira Nacional de Agricultura 2019

Artigos relacionados

Nacional

Ciclo de passeios de Biodiversidade à nossa Volta – Calendário

A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e o Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra (UC) voltam a promover o ciclo de passeios “Biodiversidade à Nossa Volta”, iniciado no passado ano.
Num desafio à cidade, investigadores do CFE vão mostrar no decorrer de um passeio a biodiversidade que nos rodeia. […]

Eventos

Conferência APREN 2017 – Eletricidade renovável, inovação e tendências – 25 de Outubro 2017 – Lisboa

A importância das renováveis na descarbonização do sistema elétrico nacional até 2050 e o efeito positivo da sua massificação na diminuição do preço da energia no mercado grossista de eletricidade serão alguns dos temas a abordar na próxima Conferência da APREN –  Associação Portuguesa de Energias Renováveis que irá realizar-se no próximo dia 25 de outubro, […]

Nacional

Comissário europeu assume que UE falhou na ajuda ao combate aos incêndios em Portugal

[Fonte: Rádio Renascença]

O comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Chrystos Stylianides, pediu desculpa aos portugueses pelo falhanço da ajuda europeia no combate aos incêndios de 2017.
Durante os incêndios de 2017, Portugal pediu ajuda europeia, mas o primeiro avião só […]