|
|
|
|
– 04-09-2012 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Frutas e legumes portugueses lan�am-se no mercado asi�tico
Os produtores de frutas e legumes nacionais v�o estrear-se, quarta-feira, nas feiras asi�ticas, � procura de oportunidades num mercado com potencial para os produtos de valor acrescentado e os pequenos frutos, como framboesas e mirtilos. Em declarações � Lusa, o director executivo da Portugal Fresh (Associa��o para a Promo��o das Frutas, Legumes e Flores de Portugal), Jos� Canha considerou que estes �são os produtos que neste momento t�m condi��es� para chegar � �sia. Em destaque na Asia Fruit Logistica, que decorre em Hong Kong, v�o estar produtos da 4� gama (prontos a consumir, como saladas e preparados para sopas), tomate �cherry� e �berry�, e frutos como morangos, framboesas e mirtilos que podem ser transportados por via aárea �com pre�os competitivos�, nomeadamente desde que se iniciaram os voos directos di�rios para os Emirados �rabes Unidos. Jos� Canha adiantou ainda que h� condi��es para o transporte mar�timo de outros produtos que Portugal quer promover como a pôra, ma�� e ameixas, e eventualmente os citrinos e os p�ssegos. �Neste momento h� um transporte mar�timo muito importante da China para a Europa e no regresso os contentores voltam vazios�, o que poder� beneficiar o com�rcio em sentido inverso. As empresas da Portugal Fresh v�o estar em Hong Kong, entre quarta e sexta-feira, a fazer uma prospec��o do mercado asi�tico, nomeadamente de países como a China, explorando a proximidade a Macau. �Queremos explorar este mercado porque tem capacidade de compra e o consumo está a crescer�, salientou o mesmo respons�vel, acrescentando que estáo a ser contactados parceiros comerciais locais que j� estáo a promover o vinho e o azeite naquela regi�o. Embora o mercado europeu continue a ser o mais importante para os produtores nacionais, outras regi�es t�m assumido preponder�ncia nos �ltimos anos, como a Am�rica Latina, com destaque para o Brasil e �frica, onde sobressai Angola. Jos� Canha frisou que o objectivo passa não s� pela internacionaliza��o das empresas portuguesas, �que t�m investido muito na Inovação�, mas Também por exportar esse conhecimento e vender serviços a países que querem apostar na produ��o pr�pria Na edição de 2011 da Asia Fruit Logistica participaram 332 empresas de 33 países, maioritariamente asi�ticas (36 por cento). A participa��o da Portugal Fresh neste certame enquadra-se num conjunto de ac��es financiadas com fundos comunitários que incluiráo ainda, este ano, missões empresariais ao Brasil e a Madrid e uma missão empresarial inversa da Am�rica Latina. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |