Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Agroportal logo

    Agroportal de novo em funcionamento normal

    paulo nascimento cabral

    Paulo do Nascimento Cabral participa na missão de avaliação do Mercosul da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu

    A Nova Era da Resina Natural

    Lobos atacam no concelho de Miranda do Douro e matam sete ovinos

    vinho copo fundo branco

    Produção de vinho na UE cresce ligeiramente, mas Portugal regista queda de 11%

    river flood water

    Movimento alerta que exploração de volfrâmio na Galiza poderá contaminar rio Rabaçal

    Terra aproxima-se do “caos climático”, mas é possível limitar aquecimento – relatório

    Governo isenta critério de elegibilidade para alguns apoios do PEPAC

    Angonabeiro promove homenagem na fábrica em Luanda às produtoras do ‘Café Coragem das Mulheres de Angola’

  • Opinião
    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    paulo nascimento cabral

    Paulo do Nascimento Cabral participa na missão de avaliação do Mercosul da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu

    29/10/2025

    A Nova Era da Resina Natural

    29/10/2025

    Produção de vinho na UE cresce ligeiramente, mas Portugal regista queda de 11%

    29/10/2025

    Governo isenta critério de elegibilidade para alguns apoios do PEPAC

    29/10/2025

    PDR2020: Reuniões de Acompanhamento reforçam compromisso com a transparência e o futuro dos apoios à agricultura e floresta

    29/10/2025

    IFAP participas nas reuniões do PDR2020 e PEPACC em Silves

    29/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Agroportal logo

    Agroportal de novo em funcionamento normal

    paulo nascimento cabral

    Paulo do Nascimento Cabral participa na missão de avaliação do Mercosul da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu

    A Nova Era da Resina Natural

    Lobos atacam no concelho de Miranda do Douro e matam sete ovinos

    vinho copo fundo branco

    Produção de vinho na UE cresce ligeiramente, mas Portugal regista queda de 11%

    river flood water

    Movimento alerta que exploração de volfrâmio na Galiza poderá contaminar rio Rabaçal

    Terra aproxima-se do “caos climático”, mas é possível limitar aquecimento – relatório

    Governo isenta critério de elegibilidade para alguns apoios do PEPAC

    Angonabeiro promove homenagem na fábrica em Luanda às produtoras do ‘Café Coragem das Mulheres de Angola’

  • Opinião
    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    paulo nascimento cabral

    Paulo do Nascimento Cabral participa na missão de avaliação do Mercosul da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu

    29/10/2025

    A Nova Era da Resina Natural

    29/10/2025

    Produção de vinho na UE cresce ligeiramente, mas Portugal regista queda de 11%

    29/10/2025

    Governo isenta critério de elegibilidade para alguns apoios do PEPAC

    29/10/2025

    PDR2020: Reuniões de Acompanhamento reforçam compromisso com a transparência e o futuro dos apoios à agricultura e floresta

    29/10/2025

    IFAP participas nas reuniões do PDR2020 e PEPACC em Silves

    29/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
centromarca

Folhetos anunciam mais promoções, mas descontos são menores

por Agroportal
07-10-2024 | 10:08
em Últimas, Comunicados
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

No primeiro semestre de 2024, desconto médio dos artigos nos folhetos foi de 28,8%. No primeiro semestre de 2022, era de 32,0%.

Estudo confirma fenómeno de promoflação, com consumidores a gastarem mais, mas a acreditarem que beneficiam de mais promoções.

Aposta dos retalhistas passa por anunciar cada vez mais artigos nos seus folhetos.

São cada vez mais os artigos anunciados como estando em promoção nos folhetos dos retalhistas, mas os descontos são cada vez menores. Esta é uma das conclusões do estudo “Promoflation: Realidade ou Mito?”, realizado pela TouchPoint Consulting e analisado em conjunto com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.

No primeiro semestre de 2024, 63,0% dos artigos em folheto estiveram em promoção, com um desconto médio de 28,8%. No mesmo período em 2023, eram 58,7% os artigos em promoção, mas o desconto médio era de 30,4%. Em 2022, este desconto situava-se nos 32,0%.

Num contexto mediático e social muito marcado pela inflação, os consumidores depararam-se com fenómenos como a reduflação – quando o preço se mantinha, mas a quantidade de produto na embalagem diminuía. Agora, os dados apontam para uma promoflação: um aumento indireto do custo real dos produtos, impulsionado pela redução da frequência ou do valor dos descontos.

Como resultado, pode criar-se no consumidor a ideia de que está a beneficiar de promoções, quando, na realidade, acaba a gastar mais para adquirir os mesmos produtos.

A análise também demonstra uma crescente aposta na estratégia dos folhetos promocionais, com os retalhistas a incluírem cada vez mais produtos nestas peças de comunicação. Se em 2022 eram, em média, 598 os artigos apresentados em cada folheto, esse número aumentou para 657 em 2023 e para 662 no primeiro semestre de 2024.

“O aumento generalizado de preços e o decréscimo do poder de compra têm contribuído para que, no momento de compra, o fator preço seja cada vez mais determinante”, sublinha Pedro Pimentel, Diretor Geral da Centromarca. “A pressão em torno desse fator leva a estratégias de comunicação cada vez mais centradas em descontos e promoções, o que requer atenção redobrada do lado dos consumidores”.

“Este cenário reflete uma adaptação estratégica dos retalhistas à sensibilidade dos consumidores face ao preço, aproveitando o poder das promoções, enquanto simultaneamente minimizam os seus impactos nos descontos reais” afirma Armando Mateus, da TouchPoint Consulting. “A promoflação pode, assim, gerar uma ilusão de poupança, o que exige uma maior literacia financeira por parte dos consumidores para que possam tomar decisões de compra mais informadas e evitar gastos excessivos, mesmo quando acreditam estar a beneficiar das promoções”.

A análise da Centromarca e da TouchPoint Consulting demonstra como as estratégias promocionais espelham as diferentes fases do ciclo económico. Em 2022, ano caracterizado por uma inflação elevada, as promoções tornaram-se mais frequentes e agressivas, visando estimular o consumo num cenário onde os consumidores se mostravam mais cautelosos. Em contraste, 2023 levou a uma redução na frequência das promoções, que se tornaram mais estratégicas e focadas em produtos específicos, acompanhando a estabilização dos preços e a menor procura.

O primeiro semestre de 2024, contudo, sugere um regresso ao padrão de 2022, com um novo aumento do número de artigos em promoção. Tal como aconteceu em 2023, 2025 pode trazer promoções menos frequentes, mas mais estrategicamente focadas em gerar valor. Independentemente do cenário, a análise aponta para a necessidade de maior eficiência promocional, para garantir que estas estratégias continuam a ser ferramentas válidas para estimular o consumo, agregando valor para marcas e consumidores.

Ficha técnica

O estudo “”Promoflation: Realidade ou Mito?”, realizado pela TouchPoint Consulting, analisou 1.685 folhetos promocionais de 13 grandes cadeias de retalho em Portugal entre Janeiro de 2022 e Junho de 2024, totalizando mais de 1 milhão de artigos avaliados. Para avaliar o impacto das promoções no comportamento do consumidor, identificar tendências promocionais no mercado de retalho alimentar e não alimentar e definir a relevância do conceito de “Promoflation” no contexto atual, a análise focou-se na presença, tipos e descontos médios das promoções, categorizando os artigos por tipo de promoção, marca (própria vs fabricante) e categoria de produto.

Fonte: Centromarca

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Município da Lousã apontado como caso de sucesso de empreendedorismo rural

Próxima Publicação

Cidade do Vinho 2025 já foi apresentada

Artigos Relacionados

Agroportal logo
Nacional

Agroportal de novo em funcionamento normal

29/10/2025
paulo nascimento cabral
Últimas

Paulo do Nascimento Cabral participa na missão de avaliação do Mercosul da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu

29/10/2025
Nacional

A Nova Era da Resina Natural

29/10/2025
Próxima Publicação

Cidade do Vinho 2025 já foi apresentada

Advertisement

Opinião

Georgete Felix
Últimas

Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

por Georgete Félix
26/10/2025

Ler mais
Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Não comer gato por lebre

por Manuel Chaveiro Soares
19/10/2025

Ler mais
Advertisement

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Advertisement

Comunicados

paulo nascimento cabral

Paulo do Nascimento Cabral participa na missão de avaliação do Mercosul da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu

29/10/2025

Angonabeiro promove homenagem na fábrica em Luanda às produtoras do ‘Café Coragem das Mulheres de Angola’

29/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.