Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    GPP

    GPP disponibiliza análise sobre o Comércio Internacional (setembro 2025)

    Musgo sobrevive nove meses no espaço e reproduz-se na Terra

    Altri reporta queda de 86% no lucro para os 12,4 milhões de euros

    Mau tempo: Albufeira, Lagoa e Silves com estufas destruídas e árvores arrancadas

    Fenareg

    Presidente da República apela a mais investimento em regadio sustentável em evento da FENAREG

    Biotecnologia portuguesa quer cultivar o polvo em laboratório e salvar a espécie da extinção

    COP30: Intempéries em Cabo Verde mostram urgência da crise climática – embaixadora

    Workshop reúne especialistas para definir as linhas orientadoras da Estratégia Nacional de Saúde do Solo

    Vinho algarvio ultrapassou estigma de má qualidade mas exportação exige escala

  • Opinião

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    GPP

    GPP disponibiliza análise sobre o Comércio Internacional (setembro 2025)

    20/11/2025

    Vinho algarvio ultrapassou estigma de má qualidade mas exportação exige escala

    20/11/2025

    Confagri reclama apoios urgentes para mitigar efeitos do fogo bacteriano nos pomares de pera

    20/11/2025

    Fogo Bacteriano | Portugal precisa de apoios urgentes para evitar distorção do mercado

    20/11/2025

    Abreu Advogados: Campo Legal – 1 a 15 de novembro de 2025

    20/11/2025

    Milk production reached 161.8 million tonnes in 2024

    20/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    GPP

    GPP disponibiliza análise sobre o Comércio Internacional (setembro 2025)

    Musgo sobrevive nove meses no espaço e reproduz-se na Terra

    Altri reporta queda de 86% no lucro para os 12,4 milhões de euros

    Mau tempo: Albufeira, Lagoa e Silves com estufas destruídas e árvores arrancadas

    Fenareg

    Presidente da República apela a mais investimento em regadio sustentável em evento da FENAREG

    Biotecnologia portuguesa quer cultivar o polvo em laboratório e salvar a espécie da extinção

    COP30: Intempéries em Cabo Verde mostram urgência da crise climática – embaixadora

    Workshop reúne especialistas para definir as linhas orientadoras da Estratégia Nacional de Saúde do Solo

    Vinho algarvio ultrapassou estigma de má qualidade mas exportação exige escala

  • Opinião

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    GPP

    GPP disponibiliza análise sobre o Comércio Internacional (setembro 2025)

    20/11/2025

    Vinho algarvio ultrapassou estigma de má qualidade mas exportação exige escala

    20/11/2025

    Confagri reclama apoios urgentes para mitigar efeitos do fogo bacteriano nos pomares de pera

    20/11/2025

    Fogo Bacteriano | Portugal precisa de apoios urgentes para evitar distorção do mercado

    20/11/2025

    Abreu Advogados: Campo Legal – 1 a 15 de novembro de 2025

    20/11/2025

    Milk production reached 161.8 million tonnes in 2024

    20/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
centromarca

Folhetos anunciam mais promoções, mas descontos são menores

por Agroportal
07-10-2024 | 10:08
em Últimas, Comunicados
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

No primeiro semestre de 2024, desconto médio dos artigos nos folhetos foi de 28,8%. No primeiro semestre de 2022, era de 32,0%.

Estudo confirma fenómeno de promoflação, com consumidores a gastarem mais, mas a acreditarem que beneficiam de mais promoções.

Aposta dos retalhistas passa por anunciar cada vez mais artigos nos seus folhetos.

São cada vez mais os artigos anunciados como estando em promoção nos folhetos dos retalhistas, mas os descontos são cada vez menores. Esta é uma das conclusões do estudo “Promoflation: Realidade ou Mito?”, realizado pela TouchPoint Consulting e analisado em conjunto com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.

No primeiro semestre de 2024, 63,0% dos artigos em folheto estiveram em promoção, com um desconto médio de 28,8%. No mesmo período em 2023, eram 58,7% os artigos em promoção, mas o desconto médio era de 30,4%. Em 2022, este desconto situava-se nos 32,0%.

Num contexto mediático e social muito marcado pela inflação, os consumidores depararam-se com fenómenos como a reduflação – quando o preço se mantinha, mas a quantidade de produto na embalagem diminuía. Agora, os dados apontam para uma promoflação: um aumento indireto do custo real dos produtos, impulsionado pela redução da frequência ou do valor dos descontos.

Como resultado, pode criar-se no consumidor a ideia de que está a beneficiar de promoções, quando, na realidade, acaba a gastar mais para adquirir os mesmos produtos.

A análise também demonstra uma crescente aposta na estratégia dos folhetos promocionais, com os retalhistas a incluírem cada vez mais produtos nestas peças de comunicação. Se em 2022 eram, em média, 598 os artigos apresentados em cada folheto, esse número aumentou para 657 em 2023 e para 662 no primeiro semestre de 2024.

“O aumento generalizado de preços e o decréscimo do poder de compra têm contribuído para que, no momento de compra, o fator preço seja cada vez mais determinante”, sublinha Pedro Pimentel, Diretor Geral da Centromarca. “A pressão em torno desse fator leva a estratégias de comunicação cada vez mais centradas em descontos e promoções, o que requer atenção redobrada do lado dos consumidores”.

“Este cenário reflete uma adaptação estratégica dos retalhistas à sensibilidade dos consumidores face ao preço, aproveitando o poder das promoções, enquanto simultaneamente minimizam os seus impactos nos descontos reais” afirma Armando Mateus, da TouchPoint Consulting. “A promoflação pode, assim, gerar uma ilusão de poupança, o que exige uma maior literacia financeira por parte dos consumidores para que possam tomar decisões de compra mais informadas e evitar gastos excessivos, mesmo quando acreditam estar a beneficiar das promoções”.

A análise da Centromarca e da TouchPoint Consulting demonstra como as estratégias promocionais espelham as diferentes fases do ciclo económico. Em 2022, ano caracterizado por uma inflação elevada, as promoções tornaram-se mais frequentes e agressivas, visando estimular o consumo num cenário onde os consumidores se mostravam mais cautelosos. Em contraste, 2023 levou a uma redução na frequência das promoções, que se tornaram mais estratégicas e focadas em produtos específicos, acompanhando a estabilização dos preços e a menor procura.

O primeiro semestre de 2024, contudo, sugere um regresso ao padrão de 2022, com um novo aumento do número de artigos em promoção. Tal como aconteceu em 2023, 2025 pode trazer promoções menos frequentes, mas mais estrategicamente focadas em gerar valor. Independentemente do cenário, a análise aponta para a necessidade de maior eficiência promocional, para garantir que estas estratégias continuam a ser ferramentas válidas para estimular o consumo, agregando valor para marcas e consumidores.

Ficha técnica

O estudo “”Promoflation: Realidade ou Mito?”, realizado pela TouchPoint Consulting, analisou 1.685 folhetos promocionais de 13 grandes cadeias de retalho em Portugal entre Janeiro de 2022 e Junho de 2024, totalizando mais de 1 milhão de artigos avaliados. Para avaliar o impacto das promoções no comportamento do consumidor, identificar tendências promocionais no mercado de retalho alimentar e não alimentar e definir a relevância do conceito de “Promoflation” no contexto atual, a análise focou-se na presença, tipos e descontos médios das promoções, categorizando os artigos por tipo de promoção, marca (própria vs fabricante) e categoria de produto.

Fonte: Centromarca

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Município da Lousã apontado como caso de sucesso de empreendedorismo rural

Próxima Publicação

Cidade do Vinho 2025 já foi apresentada

Artigos Relacionados

GPP
Últimas

GPP disponibiliza análise sobre o Comércio Internacional (setembro 2025)

20/11/2025
Últimas

INIAV na Exposição “PÃO NOSSO”

20/11/2025
Nacional

Musgo sobrevive nove meses no espaço e reproduz-se na Terra

20/11/2025
Próxima Publicação

Cidade do Vinho 2025 já foi apresentada

Opinião

Últimas

Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

por Isabel Abreu Lima
16/11/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

Balcão Único do Prédio (BUPi)

por José Martino
09/11/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

GPP

GPP disponibiliza análise sobre o Comércio Internacional (setembro 2025)

20/11/2025
Fenareg

Presidente da República apela a mais investimento em regadio sustentável em evento da FENAREG

20/11/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Simplificação PAC Água que Une

Eventos

Novembro 2025
STQQSSD
      1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
« Out   Dez »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.