O FitoLab (Laboratório de Fitossanidade) é uma unidade laboratorial do Instituto Pedro Nunes que atua na deteção e investigação das pragas e doenças de espécies hortícolas, frutícolas e florestais, contribuindo para a promoção da fitossanidade agrícola e florestal. Este laboratório de fitossanidade independente conta com supervisão de investigadores ligados à Universidade de Coimbra e reúne competências, conhecimentos e capacidade de resposta, garantindo qualidade e celeridade nas suas avaliações.
O FitoLab é um laboratório reconhecido pela DGAV (Direção Geral da Alimentação e Veterinária) para a deteção de diversos organismos de acordo com os padrões internacionais referenciados pela Organização Europeia e Mediterrânica de Proteção de Plantas (OEPP):
– Xylella fastidiosa
– Bursaphelenchus xylophilus (nemátode da madeira do pinheiro)
– Citrus tristeza virus (CTV)
– Fusarium circinatum (cancro resinoso do pinheiro)
– Erwinia amylovora (fogo bacteriano)
– Pseudomonas syringae pv. actinidiae (PSA)
– Candidatus Liberibacter spp.
– Globodera pallida e Globodera rostochiensis (nemátodes de quisto da batateira)
De acordo com a Alteração da legislação para novos requisitos para a produção de plantas – De acordo com a Alteração da legislação para novos requisitos para a produção de plantas – Ofício Circular n.º 34/2017 , o FitoLab está em condições de realizar os testes para a deteção de Xylella fastidiosa. Junto remetemos a nossa Ficha de Registo para Análise Fitossanitária.