Pelo terceiro ano consecutivo a precipitação foi inferior ao normal. No Alentejo, o valor médio acumulado, neste ano hidrológico, não ultrapassou 400mm.
A bacia hidrográfica do Sado apresenta registos críticos de volumes armazenados úteis nas albufeiras: 6% em Odivelas e 10% no Roxo.
Os Perímetros de Rega do Vale do Sado, Campilhas e Vigia também apresentam limitação hídrica para a campanha de rega deste ano, onde os armazenamentos se situam entre 40 e 50%.
O armazenamento de água atual não poderá dar resposta às necessidades, o que significa que poderão existir medidas de rateio nesta campanha de rega, como já foi anunciado para o Aproveitamento Hidroagrícola de Odivelas.
Apuramos 30.000 ha de cultura em risco, para além de questões ambientais e de qualidade da água.
O inicio da rega está a escassos dias e perante a atual situação de seca, a FENAREG questionou a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. – APA, sobre a ativação da Comissão de Gestão de Albufeiras e da Comissão de Acompanhamento da Seca.
FENAREG:
É uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objetivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Atualmente conta com 28 associados que representam mais de 25 mil agricultores regantes e cerca de 135.000 hectares, que significa mais de 90% do regadio organizado, 76% do regadio coletivo público e cerca de 20% do regadio nacional.
Mais informações: FENAREG Tel.: 962 055 519 / 243 610 355 secretariado@fenareg.pt
Discussão sobre este post