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– 11-11-2004 |
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Feiras : Alimentaria promove contactos de exportadores portugueses com novos mercadosLisboa, 10 Nov A directora de feiras da FIL (Feira Internacional de Lisboa), Fátima Vila Maior, avançou hoje à agência Lusa que uma das novidades da edição de 2005 da Alimentaria, a realizar em Lisboa, de 10 a 13 de Abril, é a criação de um "comité de exportadores", uma iniciativa em parceria com o ICEP. O objectivo é promover os contactos entre empresÁrios portugueses na Área da produção de bens alimentares e importadores de mercados onde se espera um desenvolvimento nos próximos tempos, como Angola ou Moçambique. "Convidamos quatro ou cinco importadores dos mais representativos em cada um daqueles países" para se deslocarem a Lisboa onde podem vir a concretizar negócios de transacções de produtos, mas também parcerias ou joint-ventures, explicou Fátima Vila Maior. Para já, a responsvel de feiras dá os exemplos de Angola, Moçambique, Brasil ou países de leste europeu, mas "o comité pode decidir incluir outros mercados". Esta será uma das acções complementares à mostra de produtos realizada na Alimentaria 2005, uma feira organizada em parceria pela FIL e pela empresa espanhola Reed Exhibitions Ibéria e que tem lugar anualmente, em Lisboa e Barcelona, alternadamente. Fátima Vila Maior faz questão de frisar a meta de "ser mais que uma mostra de produtos" e apostar numa vertente mais abrangente da iniciativa. Assim, vão disponibilizar-se para as empresas participantes na feira várias acções e serviços, como a comunicação ou a preparação dos stands, mas também os seminários a decorrer durante a Alimentaria. Outra novidade da edição do próximo ano da feira do sector da alimentação é a integração de três novos sectores, na divisão dos 24 mil metros quadrados da exposição, Vegefruta (frutas e legumes frescos), Deliexpo (delicatessen e produtos regionais) e Panitec (matérias-primas e equipamento para pastelarias e padarias). "Nos produtos delicatessen haverá uma zona de degustação para uma selecção dos melhores produtos portugueses, como queijos, enchidos ou azeites", esclareceu. A estes juntam-se os habituais Multiproduto, de maior dimensão, com 37 por cento do total da Área, Mundidoce, Congexpo, Intercarne, Expobebidas e Tecnoalimentaria. Também a loja do futuro, que se estreou na última edição realizada em Lisboa, em 2003, volta em 2005, para mostrar os equipamentos que poderão ser encontrados no comércio dentro de alguns anos. A directora de feiras da FIL salienta ainda o facto de a crise económica vivida por muitas empresas, nomeadamente no sector alimentar, e que levou algumas delas a congelar investimentos, não teve consequências no interesse em participar na Alimentaria. A adesão a esta edição é semelhante à quela registada na mesma altura (ou seja, a cinco meses da realização da feira) da Alimentaria anterior e o espaço contratado atinge já 70 por cento do total, conforme referiu Fátima Vila Maior. São esperados 40 mil visitantes e os expositores estrangeiros deverão ser 33 por cento do total, dos quais cerca de 30 por cento vêm de Espanha. Na edição de 2005, participam pela primeira vez Tunísia, Grécia e Ídia. Hoje decorreu na FIL um seminário em que o director de relações institucionais da Alimentaria Exhibitions, Eduardo Manresa, transmitiu a um grupo de empresários portugueses a utilidade que pode ter uma participação em feiras e a forma como podem rentabilizar esse investimento. A organização enviou convites a 400 empresas, mas somente 60 participaram no seminário.
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