A cultura do arroz dinamiza a agricultura nacional, sendo Portugal o quarto maior produtor europeu deste cereal tão apreciado pelos portugueses. Neste episódio, vemos como a investigação e a ciência são essenciais para que o setor continue a prosperar perante um dos principais desafios da agricultura: a escassez de água.
Entre a região centro do país e o Alentejo, estão cultivados 28 mil hectares de arroz, fazendo de Portugal o quarto maior produtor europeu deste cereal.
Uma cultura com importância económica e social. Como todo o setor agrícola, também os orizicultores se reinventam perante os desafios das alterações climáticas e, neste episódio, verificamos como a investigação e a transferência de conhecimento são essenciais à mudança para que os campos de arrozal continuem a ser uma realidade em Portugal. Fazemos ainda um balanço da Conferência “Alterações Climáticas: Como nos adaptarmos a esta nova realidade?”, organizada pelo Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal, onde foi possível como vários atores, desde agricultores a investigadores, passando por entidades públicas trabalham em prol de uma agricultura mais sustentável e resiliente.