Exportações agroalimentares subiram mais de 5% por ano na última década

Exportações agroalimentares subiram mais de 5% por ano na última década

“Nos últimos 10 anos, as exportações cresceram a um ritmo superior a 5% ao ano, quando comparamos com importações que cresceram 2,9% ao ano, contribuindo para equilíbrio da balança comercial”, indicou Maria do Céu Albuquerque, que falava aos deputados numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

A governante sublinhou ainda que este setor “tem um importante peso na economia nacional”, gerando cerca de 4% do valor acrescentado bruto (VAB) e quase 11% do emprego, representando mais de 7% das exportações de bens e serviços da economia.

Durante a sua intervenção inicial, a ministra notou ainda que, nos últimos tempos, o setor foi sujeito a um “desafio ímpar“, devido à pandemia de covid-19, garantindo produtos seguros e de qualidade, mas com um aumento de custos e redução das margens de lucro.

Maria do Céu Albuquerque garantiu que é uma prioridade do Ministério da Agricultura mitigar os efeitos que a pandemia teve no setor, assegurando, por outro lado, o crescimento económico.

Posto isto, a governante agradeceu aos agricultores, produtores, empresários e restantes trabalhadores, associações e entidades do setor agrícola, que asseguraram o abastecimento de alimentos à população, apesar do impacto da covid-19.

Portugal contabiliza 1.342 mortos associados à covid-19 em 31.007 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 12 mortos (+0,9%) e mais 219 casos de infeção (+0,7%).

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.

Comente este artigo
Anterior Covid-19: Negociados até mais 35 milhões em apoios para agricultura
Próximo [email protected] debate o futuro das políticas alimentares - 28 de maio

Artigos relacionados

Nacional

Plano nacional de irrigação de moçambique em destaque no fórum de infraestruturas

Realizou-se, recentemente, no norte de Moçambique, o Fórum de Infraestruturas. Este fórum teve como objetivo atrair financiadores para projetos identificados pelos vários ministérios que participaram na iniciativa e o Plano Nacional de Irrigação de Moçambique, […]

Notícias apoios

Agricultores da Cova da Beira continuam à espera de apoios prometidos em maio

A Associação de Agricultores do distrito de Bragança lembra que o granizo destruiu grande parte das culturas da região. Reclamam resposta urgente […]

Notícias florestas

Incêndios: Comissário diz que Europa está pronta a ajudar Portugal em caso de necessidade

O comissário europeu para a Ajuda Humanitária garantiu hoje que Portugal terá todo o auxílio que necessitar para combater incêndios, através do novo Sistema Europeu de Proteção Civil (rescUE) e insistiu em pedir desculpa pela falta de ajuda em 2017. […]