Comissão Europeia alerta que quase metade do território europeu está sob aviso de seca em agosto e mais de 60% está em alerta devido ao risco de incêndios. Portugal é um dos países mais afetados. Prevê-se que o tempo continue mais quente e seco que o habitual, pelo menos até novembro.
A Europa está a enfrentar a pior seca dos últimos 500 anos. Um relatório da Comissão Europeia, divulgado esta terça-feira, mostra que praticamente metade do território da União Europeia (47%) está sob aviso de seca durante o mês de agosto e mais de 60% está em situação de alerta devido ao risco de incêndios.
“A seca severa que afeta muitas regiões da Europa desde o início do ano tem estado a expandir-se e a piorar a partir do início de agosto. As condições climatéricas secas estão relacionadas a uma persistente falta de precipitação combinada com ondas de calor sucessivas desde maio”, lê-se no referido relatório.
O risco de seca tem vindo a aumentar, segundo os peritos da Comissão Europeia, sobretudo em países como Itália, Espanha, Portugal, França, Alemanha, […]