No âmbito da iniciativa conjunta das empresas do setor florestal ALTRI, SGPS, S.A., CORTICEIRA AMORIM, S.A., SONAE ARAUCO PORTUGAL, S.A. e THE NAVIGATOR COMPANY, S.A., promovida com o objetivo de aumentar o número de profissionais qualificados na área das florestas, foram concedidas bolsas de estudo a sete estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC): quatro da Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais e três do Mestrado em Recursos Florestais. As bolsas asseguram 100% do valor das propinas do ano letivo de 2022/2023.
Os estudantes da Licenciatura premiados foram Tomás Moleiro Grilo, Tomás Braga Pacheco, André Afonso Forte Pereira e Manuel Abrantes Simões, tendo sido cada uma das bolsas paga por uma das empresas.
Nuno Miguel Gaspar Touret, Mariana Filipa Gonçalves Madeira Rodrigues e Daniela Filipa Pereira Dinis foram os estudantes de Mestrado também contempladas com a bolsa de estudo. Neste caso, os prémios foram pagos pela Altri, Amorim e Sonae Arauco.
Esta iniciativa público-privada tem continuidade no próximo ano letivo, pretendendo precisamente contribuir para estimular o interesse dos potenciais alunos por uma área de crescente importância estratégica para o país, aumentando a disponibilidade de especialistas na área florestal, de modo a dar resposta à crescente procura por parte do mercado de trabalho.
Artigo publicado originalmente em ESAC.